EnglishEspañolPortuguês

Alunos de Ubatuba (SP) incluem na rotina escolar a observação de pássaros

5 de outubro de 2010
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Reprodução/Rede Vanguarda

Hoje é o Dia da Ave. E, para comemorar a data, um grupo de alunos de Ubatuba incluiu na rotina escolar a observação dos pássaros. A cidade quer transformar esse patrimônio natural em atração turística.

O entorno da Escola Municipal Maestro Pedro Alves de Souza virou palco de uma busca inusitada. Afinal, o que tanto eles procuram? “Estamos procurabdo um bem-te-vi”, revelou uma estudante.

A ave, que está por todos os cantos, logo apareceu. É olhar e anotar: “Vimos oito bem-te-vis e temos que marcar quantas vezes vimos ele cantando”, disse Kelen Alves, de 10 anos.

Numa cidade com mais de 400 espécies de aves, não foi difícil encontrar outras pelo caminho. O sabiá-una, conhecido por imitar outros pássaros, estava lá. O anambezinho, difícil de avistar , também deu o ar da graça, no topo da árvore.

Durante o Festival de Aves, no último mês, os alunos também tiraram fotos para um concurso que revelou três vencedores: a melhor foto, melhor flagrante e a foto especial, feita por um portador de deficiência. As aves estão no dia a dia das crianças.

Essa diversidade de espécies faz de Ubatuba um dos principais pontos de observação de aves do Brasil. É um tipo de turismo que cresce o tempo todo. Por isso, treinar crianças e jovens para identificar as aves é um investimento para o futuro.

Até o fim do mês, a cidade vai ganhar mais um reforço nessa área: uma trilha exclusiva para observadores de aves. Ela fica no Cambucá, dentro do núcleo Picinguaba da Serra do Mar. Em volta da antiga cava de areia, um ambiente raro para ver as aves. Em menos de duas horas, guias especializados já contaram mais de 40 espécies no local.

Quando abrir ao público, a Trilha do Cambucá só vai aceitar alunos de projetos ambientais, pesquisadores e turistas de observação de aves. Regras para garantir que a diversidade continue nesse lugar tão especial.

A Trilha do Cambucá só pode ser feita acompanhada por um monitor. Quem quiser agendar o passeio pode ligar na Secretaria do Meio Ambiente de Ubatuba, pelo telefone (12) 3833-4541 e  (12) 3833-4541

Fonte: VNews

Você viu?

Ir para o topo