EnglishEspañolPortuguês

Dia de São Francisco de Assis é marcado com bênção a animais

4 de outubro de 2010
3 min. de leitura
A-
A+

Duas missas em Ação de Graças aos Animais foram celebradas nesta segunda-feira (4) para comemorar o Dia Mundial dos Animais, em referência a data em que morreu São Francisco de Assis, santo católico considerado protetor dos animais e da natureza. Uma das  celebrações, promovidas pela Seção de Controle de Zoonoses de Sorocaba, aconteceu em frente ao Instituto Humberto de Campos, pela manhã . Compareceram ao local muitas pessoas com seus animais de companhia para receber a bênção, dada através das mãos do padre Wilson Bizoni, da Paróquia Santa Rita de Cássia, da Vila Santana.

Foi o que fez o aposentado Dorival Vilar Mateus, de 70 anos. Levou dois dos seus três cachorros para serem abençoados na missa. O terceiro, ele afirmou que achou melhor não levar por ser muito bagunceiro e poder causar problemas que não acontecem com Branca e  Rex. Branca, aliás, estava doente quando foi adotada há cerca de dois anos. “Quando a pegamos, ela estava com bastante sarna e não queriam ficar com ela. Nós adotados e cuidamos”, afirmou.

Miuxa também foi adotada há quase cinco anos, quando ainda era filhote. Partipando da missa pela primeira vez, a cadela sem raça definida, chamou atenção pelo bom comportamento durante toda a celebração. “Aqui ela ficou quieta, mas em casa ela é brava”, afirmou o tutor Fernando José Affonso, de 41 anos. Ele afirmou que fez questão de levá-la à cerimônia para que recebesse a bênção. “Eu tenho uma vida espiritual muito forte, e ano passado eu não consegui trazê-la, pois quando fiquei sabendo, já tinha acontecido. Este ano fiz questão”, contou.

Já a arrematadeira de tecidos Lusmarina Arcanjo de Oliveira Silva, de 37 anos, foi com a mãe e a filha levar Safira para ser abençoada, com uma coleira customizada pela própria tutora. Lusmarina afirmou que a cadela ficou muito doente quando contraiu uma virose quando era filhote e deixou todos muito assustados. “Além de pedir a bênção, a gente veio agradecer”, disse.

Além de fazer uma reflexão sobre a guarda responsável, o padre Bizoni abençoou todos os animais presentes, um a um. “Santos como São Francisco, inspirados pelo Espírito Santo, deram valor a tudo o que tem vida. A gente tem que cuidar de tudo o que tem vida”, afirmou.

Adoção
Não só os cachorros cujos tutores participaram da missa foram abençoados. Os cães da feira de adoção da Zoonoses também receberam a bênção do padre Bizoni. Ao lado do espaço preparado para a missa, houve uma feira de adoção no local, com 16 cachorros e quatro  gatos. Antes do fim da celebração, cinco filhotes de cães já haviam sido doados.

Além de levar os dois cães para a celebração, a família da dona de casa Emiliane Lacerda Felhmann, de 30 anos, também escolheu um cachorro para o afilhado de três anos. “O cachorrinho dele sumiu e estamos levando outro para ele. Acho que vamos escolher um marrom, porque o que sumiu era marronzinho”, disse Emiliane. Enquanto os filhos ajudavam na escolha, ela estava de olho nos outros filhotes. “Além dos dois que já temos, vamos pegar mais um que está desmamando, senão íamos adotar outro agora mesmo”, adiantou.

A próxima feira de adoção consciente realizada pela Zoonoses acontece nos dias 15 e 16 de outubro, no Campolim. Todos os animais são vacinados e medicados com vermífugo. As feirinhas são realizadas mensalmente em praças da cidade. Há um posto permanente também de doação no Canil Municipal, localizado na Rua Rosa Maria de Oliveira, no Jardim Zulmira. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas. Os animais adotados em eventos da Zoonoses também têm direito a esterilização gratuita na Unidade de Controle Animal. Outras informações pelo telefone 3229-7313.

Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul

Você viu?

Ir para o topo