Aquecimento global coloca espécies em risco de extinção


A União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) coloca dez espécies a caminho da extinção, consequência do aumento da temperatura global. As alterações nos habitats deixam sob ameaça as raposas do Ártico, os peixes-palhaço, os coalas, os pinguins-imperadores, as tartarugas-de-couro, os corais, as focas-aneladas, as árvores Quiver, os salmões e as baleias beluga. 

(Foto: Reprodução)

As implicações negativas do comportamento do ser humano nos habitats das espécies são evidentes: 21% de todos os mamíferos, 29%de anfíbios, 12% das aves, 35% das árvores coníferas e cicadófitas, 17% dos tubarões e 27% dos recifes do coral estão em risco de desaparecer.

Os coalas, alerta a IUCN, são uma espécie muito sensível, devido às necessidades alimentares muito específicas. O eucalipto é a sua única forma de alimento, mas as folhas dessa árvore têm perdido capacidade nutritiva com o aumento da concentração de CO2. O resultado será a extinção por falta de alimento.

Na Antártida, a situação dos pinguins-imperador é igualmente preocupante, devido à espessura da camada de gelo sazonal que tem vindo a diminuir.

O aquecimento global também tem impacto nas temperaturas dos oceanos. Os corais, por exemplo, são dos mais prejudicados.

O planeta está atento a estas situações e hoje mais de 70 países assinalam o Dia Internacional do Animal, que pretende alertar para um melhor relacionamento entre a humanidade e o reino animal.

Fonte: Correio da Manhã


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

CONSCIENTIZAÇÃO

SOLIDARIEDADE

NOVOS LARES

RIO CLARO (SP)

EXTINÇÃO


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>