EnglishEspañolPortuguês

Mais de 10 mil animais são abandonados todos os anos em Portugal

2 de outubro de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

Mais de dez mil animais são abandonados todos os anos em Portugal, onde se estima que existam mais de meio milhão deles sem tutor. Nas véspera do Dia Mundial do Animal, 200 cães e gatos vão estar em Lisboa para serem adotados.

O Jardim Vieira Portuense, em Belém, vai transformar-se numa espécie de centro de adoção: “Cerca de duas dezenas de animais que vivem em canis ou em associações vão estar ali para serem adotados”, contou Maria do Céu Sampaio, presidente da Liga Portuguesa dos Direitos dos Animais (LPDA), associação que organiza o evento.

“As mais de 40 associações zoófilas que existem no país estão todas superlotadas. Não temos números certos, mas sabemos que são muito mais de meio milhão os animais que estão abandonados”, alertou a responsável, sublinhando que a degradação econômica das famílias e o aumento de divórcios provocou um aumento de casos.

De acordo com a LPDA, as alergias, as férias, o nascimento de um filho e problemas de comportamento são outros dos motivos que levam os tutores a abandonar os seus animais.

Por isso, hoje (2) à tarde, professores de uma escola especilizada em educação animal vão estar no jardim para ajudar os tutores a educar os seus bichos, contou Maria do Céu Sampaio. No domingo, haverá a entrega dos Prêmios “De Cão para Cão”, um projeto de responsabilidade social que este ano vai ajudar 600 animais abandonados de quatro associações. “De Cão para Cão” é um jogo interativo, onde as pessoas podem adotar um cão virtual.

“Chama-se de Cão para Cão, porque ao tratar bem um cão virtual as pessoas estão a ajudar um cão real”, explicou à Lusa Rodolfo Neves, responsável pelo projeto criado no ano passado.

Maria do Céu Sampaio garante que todos os animais – abandonados ou com tutor – que apareçam neste fim-de-semana no jardim vão ganhar um prêmio, porque este “é o dia deles”. O Dia Mundial do Animal será na próxima segunda feira (4).

Fonte: Sapo

Você viu?

Ir para o topo