EnglishEspañolPortuguês

Projetos de lei propõem proibir a utilização de animais em circos e rodeios, em Poá (SP)

1 de outubro de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

(da Redação)

A Câmara de Poá, em SP, deve votar em breve dois projetos de lei que proíbem a participação de animais em apresentações circenses e também em rodeios. A iniciativa ganhou força com a chegada à cidade da ONG de proteção dos direitos dos animais Adote Já.

De autoria dos vereadores Jeruza Lisboa Pacheco Reis (PTB) e Mário Kawashima (DEM), o Mário Sumirê, o primeiro Projeto de Lei nº. 066/2010 proíbe a instalação de circos e eventos que utilizem ou exibem animais silvestres, nativos ou exóticos, domésticos ou domesticados. O não cumprimento da lei, caso seja aprovada, irá resultar em multas.

O mesmo se aplica ao Projeto de Lei nº. 067/2010, dos mesmos autores, que proíbe a realização de rodeios , touradas ou eventos similares que envolvam maus-tratos e crueldade de animais em todo o território da cidade. Contudo, lamentavelmente ainda serão permitidas a exposição, provas hípicas, procissões religiosas e desfiles cívicos ou militares.

Para o secretário da ONG Adote Já, Ralf Naure, a iniciativa da Câmara de Poá não irá prejudicar apresentações circenses e nem possíveis rodeios na cidade.

Ele explica que os animais passam por uma série de violências para obedecerem ao comando dos “domadores”. “A presença de artistas é sempre bem-vinda, porém, animais criados em cativeiro sofrem agressões e muitas vezes não são bem alimentados e quando envelhecem são abandonados”, disse.

O secretário diz que é possível que apresentações tanto de circo quanto de rodeio sejam realizadas sem a participação de qualquer animal, assim como o Cirque du Soleil, que compõe seus números com dançarinos e acrobatas, entre outros artistas circenses.

Você viu?

Ir para o topo