EnglishEspañolPortuguês

Livro de ficção inspira-se no ativismo da Sea Shepherd para defender animais

1 de outubro de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

Por Maria de Nazareth Agra Hassen 

Poucas pessoas no Brasil tomaram conhecimento. Três jovens brasileiros, entre eles um ativista vegano do interior do Rio Grande do Sul, estiveram a bordo de navio da Sea Shepherd, interceptando baleeiro japonês. Como foram parar lá? Que jovens são estes? Os meninos brasileiros e um uruguaio ficaram retidos no navio baleeiro, e seu destino por vários dias foi uma incógnita. Durante o período em que não se tinha notícia deles, seus pais receberam apoio do governo brasileiro que prometeu interceder na delicada questão de direito internacional. Sem sucesso.

O final, para os meninos, foi feliz. Um pouco menos interessante do que gostaria como coautora do livro de ficção que conta a história, porque nem no mundo da literatura conseguimos enfrentar as forças do establishment. De qualquer forma, é um livro infantojuvenil com boas chances de ser adotado em escolas em razão de se inserir nos temas transversais, tão pedagogicamente valorizados. E é um livro que tem personagens envolvidos com a defesa animal, um deles legítimo DDA (Defensor dos Direitos Animais). 

Fabiano é levemente inspirado em um amigo também nascido no interior do Rio Grande do Sul, onde a vida de um animal é tão desimportante quanto uma caixa de papelão. Mesmo assim, tanto meu amigo, quanto o personagem Fabiano Vegano, sentiram despertar em si a noção de respeito pela vida animal. Um nasceu em São Vicente, o outro em São Francisco de Assis (óbvio). Fabiano com notáveis vantagens por ter uma família vegetariana. Não contente com a dieta sem crueldade, deu um passo adiante por entender que era também preciso ser ativista. Encontrou apoio na namorada e em um amigo e, mais adiante, ao cruzar com outros simpatizantes da ideia de defender baleias, embarcou (mesmo) na primeira grande aventura de sua vida. Fabiano tem blog e perfil no Orkut, é só procurar por Fabiano Vegano e ser seu amigo virtual (afinal ele também é virtual).

O livro traz um competente projeto gráfico (Todotipo Editorial) e tem impactantes ilustrações de Walter Moreira-Santos. Aqui Dentro Há um Longe Imenso (Editora Saraiva) narra a história de cinco jovens e um gato que se encontram no navio Steve Irwin, comandado pelo capitão Watson. Escrito a seis mãos por Airton Ortiz, Carlos Urbim, Christina Dias, Luiz Paulo Faccioli, Sergio Napp e por mim, Nazareth, o livro promete personagens densos, intensos, aflitos, afetivos, abertos a transformações. Uma boa leitura para pré-adolescentes, adolescentes e jovens, que pode dar um empurrãozinho na formação de novos ativistas pelos direitos animais. 

O livro será lançado no dia 13 de outubro, quarta-feira, com autógrafos e coquetel, na Livraria Saraiva em Porto Alegre (Av. Praia de Belas, 1181 – Shopping Praia de Belas, 2º piso), às 19:30.

Você viu?

Ir para o topo