EnglishEspañolPortuguês

Conheça alguns candidatos a deputado que atuam em defesa dos animais

1 de outubro de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

Alguns candidatos a deputado nas eleições deste ano não se focam em propostas de interesse direto das pessoas, mas dos animais. Vários deles são vegetarianos e resgatam animais de rua pessoalmente.

É o caso de um dos mais conhecidos da área, Feliciano Filho (PV-SP). Busca reeleição no Estado e é autor da lei que proibiu, em 2008, a matança indiscriminada dos cães e gatos recolhidos por órgãos como canis e CCZ (Centros de Controle de Zoonoses).

Diz que pretende também criar um programa de castração estadual de animais –ele cita que a população de cães cresce em ritmo mais de dez vezes maior que a humana, e a de gatos o dobro disso, muitos abandonados.

Outro deputado estadual de São Paulo que tenta reeleição é Fernando Capez (PSDB). Apesar de novo na causa, encaminhou pedido para criação de uma Promotoria de Defesa Animal e diz que planeja trabalhar a conscientização da população a respeito de crimes contra animais.

Gabriel Bitencourt (PC do B) também busca o cargo estadual em SP, mas vem de Sorocaba, onde diz ter criado a primeira lei municipal que proibiu animais em circos no Brasil e teve sucesso em campanha coordenada contra rodeios.

No Rio de Janeiro, a candidata Lucia Frota (PSDB) pretende ampliar pelo Estado a proibição do extermínio de animais de rua e esterilização gratuita, em linha similar a de Feliciano. A cidade do Rio foi a primeira no Brasil com esta lei, desde 2002, com assessora técnica de Lucia, segundo sua mãe.

FEDERAIS

Ricardo Tripoli (PSDB-SP), que busca reeleição como deputado federal, é dos parlamentares que atuam na área com mais experiência, começando como vereador em 1982.

Mas outros agora também tentam o cargo federal, como Vicente da UPA (PV-SP), que leva o nome da União Protetora dos Animais, que preside. Vereador de Campinas, conta que apresentou o projeto da lei que permite atendimento gratuito a animais de pessoas carentes do município.

A veterinária Andrea Lambert (PV-RJ), também candidata federal, lembra sua participação em campanha contra a “carrocinha” letal na cidade do Rio e denúncia que ajudou a proibir animais domésticos em circos no município.

A psicóloga Eliane Carmanim Lima (PV-RS), criadora de um cadastro de vegetarianos na internet, pressionou empresas pelo não uso de produtos animais, e fez várias denúncias. Se eleita como deputada federal, diz que pretende ajudar na aprovação do projeto que proíbe animais em circos e estimular métodos substitutivos de animais na ciência.

VEGETARIANOS E RESGATADORES

Dos candidatos citados, apenas Capez não afirmou ser vegetariano, e Tripoli não informou. Lucia e Eliane chegam até ao veganismo, o não consumo de qualquer derivado animal. O resgate e doação de animais de rua é atividade cotidiana de Feliciano, Vicente e Andrea, mas também de Lucia.

Fonte: Folha.com

Você viu?

Ir para o topo