EnglishEspañolPortuguês

Açores dá início à campanha pela preservação da ave cagarro

1 de outubro de 2010
2 min. de leitura
A-
A+
Cagarro (Foto: Reprodução/Olhares)

Inicia-se amanhã a “Campanha SOS Cagarro 2010”, que pretende alertar a população para a necessidade de preservar esta espécie protegida que nidifica na ilha dos Açores.

A iniciativa decorre até dia 15 de novembro, período que coincide com a saída dos cagarros juvenis dos ninhos para o primeiro voo transoceânico.

Por este motivo, a campanha tem como principal objetivo envolver os açorianos no salvamento destas aves juvenis que sejam encontradas junto às estradas.

A abertura oficial da “Campanha SOS Cagarro 2010” decorre amanhã, por volta das 10h30, na Escola Secundária de S. Roque do Pico, numa sessão que conta com a presença de Paulo Henrique Silva, Paulo Freitas, vigilante da natureza, e Carla Silva, técnica do Parque Natural do Pico.

No entanto, a data será assinalada em todas as ilhas, com diferentes atividades.

Na ilha das Flores, no Centro de Interpretação Ambiental do Boqueirão, em torno das 2h30, vai ser projetado um filme ambiental para assinalar a iniciativa.

Também o Parque Natural do Corvo, em colaboração com a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), vai realizar várias atividades de sensibilização na Escola Básica Integrada Mouzinho da Silveira, onde os alunos farão um vídeo sobre como ajudar estas aves.

Na Escola Básica e Secundária de Velas e na Escola Profissional da Ilha de São Jorge decorre uma sessão de abertura dedicada ao tema.

A Rede de Educação Marinha dos Açores (REMA) vai realizar uma oficina intitulada “A viagem”, onde os alunos da Escola EB1/JI de Castelo Branco, no Faial, vão abordar os principais aspectos da vida dos cagarros.

Na mesma sessão os jovens terão contato com os vigilantes da natureza, que vão alertar para o comportamento a ter com a ave. A esta escola será ainda entregue, pelo Parque Natural do Faial, o kit “SOS Cagarro”, e quebra-cabeças das espécies marinhas dos Açores.”

Na ilha Terceira, a Ecoteca de Angra do Heroísmo realiza, às 14h30, uma reunião com entidades parceiras e colaboradores.

No auditório do Centro de Interpretação Ambiental Dalberto Pombo, em Santa Maria, irá decorrer uma palestra aberta ao público, com a participação de Joana Pombo, bióloga marinha.

Em São Miguel, no tentorium das Portas do Mar, será projetado um filme sobre o tema, e em seguida serão dados testemunhos de pessoas envolvidas no salvamento destas aves.

No site da Internet www.soscagarro.azores.gov.pt e também no endereço eletrônico [email protected]. Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript ativado para o visualizar e no Serviço de Ambiente de qualquer ilha, serão disponibilizadas mais informações sobre a campanha deste ano.

Fonte: Correio do Norte

Você viu?

Ir para o topo