EnglishEspañolPortuguês

Jacarés-de-papo-amarelo integram paisagem dos canais do Recreio no RJ

28 de setembro de 2010
3 min. de leitura
A-
A+

Um fato que os moradores do Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste do Rio, estão acostumados a ver constantemente nos canais que cortam o bairro, são os jacarés-de-papo-amarelo tomando banho de sol, geralmente no período da manhã.

O que surpreende, de fato, não é o animal estar ali, em meio a carros, ruas barulhentas e trânsito de pessoas, já que o bairro do Recreio sempre foi um grande alagadiço, um charque, e somente nos últimos dez anos, após grande valorização e especulação imobiliária, vem apresentando seus sinais de crescimento e, consequentemente, a degradação da natureza. O habitat desses grandes répteis virou despejo de esgoto de muitos prédios que se instalaram em ruas às margens dos canais.

Foto: Rafael de Barros/ O Globo
Foto: Rafael de Barros/ O Globo

Os moradores do bairro já estão adotando esses grandes répteis e comumente são vistos caminhando bem perto dos animais, que podem medir até dois metros de comprimento, e pesar 70 quilos. Eles têm, geralmente, entre 25 e 30 anos de vida.

Os outros habitats deles são a Lagoa das Tachas, situada dentro do Parque Chico Mendes; e a Lagoa de Marapendi, dentro do Parque de mesmo nome. No Parque Chico Mendes, os jacarés dividem espaço com muitas gigogas, que se proliferam na proporção em que o esgoto é despejado em suas águas.

Eles percorrem os canais em busca de alimento. Apesar de alguns moradores terem o costume de dar comida aos jacarés, mas por eles viverem em condições extremas, é uma ação que deve ser evitada, mesmo que com as melhores intenções.

Dessa forma, influenciamos na cadeia alimentar do ecossistema, criando o costume do animal de não caçar e assim algo passa a não funcionar na natureza, ou seja, ele deixa de comer seu alimento natural. Eles são ecologicamente muito importantes, já que fazem o controle biológico de outras espécies animais ao se alimentarem daqueles indivíduos fracos, velhos e doentes, que não conseguem escapar de seu ataque. Também controlam a população de insetos e dos gastrópodos (caramujos), transmissores de doenças como a esquistossomose (barriga-d’água).

Foto: Rafael de Barros/ O Globo

Até as suas fezes servem de alimento para os peixes e outros seres vivos aquáticos. Outra curiosidade interessante, é que eles são animais hectotérmicos, ou seja, com temperatura variável, onde o indivíduo nasce macho ou fêmea de acordo com a temperatura do ambiente onde os ovos estavam. Eles gostam de calor, não suportam o frio (por isso o banho de sol nas manhãs) e têm visão noturna, horário em que geralmente saem para caçar.

É realmente curioso ver um bairro urbanizado, de classe média alta e com animais selvagens rodeando próximos às calçadas. Apesar de ser comum avistarmos esses animais em um bairro carioca, o jacaré-de-papo-amarelo já figurou entre as espécies ameaçadas de extinção no Brasil.

Foto: Rafael de Barros/ O Globo

Após o primeiro passo dado, a inauguração da Elevatória do Recreio dos Bandeirantes, situada na Avenida Gláucio Gil, há uma proposta de despoluição das lagoas e canais do bairro até a Copa de 2014, para alegria e sobrevivência dos jacarés-de-papo-amarelo. A natureza e os moradores agradecem.

Fonte: O Globo

Você viu?

Ir para o topo