EnglishEspañolPortuguês

Centenas de cães são mantidos em pleno deserto pela prefeitura de Caldera, no Chile

29 de setembro de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

Por Raquel Soldera (da Redação)

A exatamente 30 quilômetros ao norte da cidade de Caldera, comuna da província de Copiapó, localizada na Região de Atacama, no Chile, em meio a um deserto árido e solitário ao lado norte da Rota 5, está localizada a unidade municipal do “Programa de Controle Canino” da prefeitura de Caldera, supostamente criado e destinado a ajudar os cães na cidade. No entanto, esse lugar é na verdade um campo de concentração canino.

O “Programa de Controle Canino” nada mais é do que apenas um local de despejo de cães, em uma área longe da vista dos visitantes e de turistas, a fim de mostrar uma cidade “limpa e organizada”. Segundo informações divulgadas pela PrensAnimalista, centenas de cães capturados ilegalmente nas ruas pela própria prefeitura vivem ali.

Animais são mantidos em meio ao deserto (Foto: PrensAnimalista)

O local não possui serviços básicos, como eletricidade e água, e não cumpre os requisitos básicos para a permanência diária dos animais, como proteção contra o sol, calor, frio, chuvas etc. Também não tem funcionários de maneira constante no local, e muito menos um veterinário ou um box ou sala de primeiros socorros que possam ajudar aos animais que necessitem de serviços veterinários emergenciais, já que, além de não haver vida humana nas redondezas, o local encontra-se a 30 quilômetros de distância da cidade mais próxima.

Dois funcionários municipais vão ao local apenas uma vez ao dia, para dar água e comida aos animais. O nível de abandono e solidão do local é tão grande que os cães são frequentemente mortos, feridos ou mutilados em brigas internas que não são controladas ou interrompidas por qualquer ser humano responsável pelos cães.

Os ativistas que fizeram o registro deste local ilegal, que mantém os animais em uma situação de abandonado e maus-tratos, esperam que as autoridades locais responsáveis pelo “Programa de Controle Canino” de Caldera se manifestem sobre a situação dos animais.

Espera-se que as autoridades locais tomem providências para que verdadeiras políticas públicas para o controle populacional de animais sejam implementadas na região, visando à conscientização sobre a importância da adoção, da castração e da guarda responsável de animais, já que manter animais em um local onde não existe sequer a proteção do frio, da chuva e do calor, além de penalizar os animais abandonados e ser uma atitude cruel e injustificável, está longe de ser uma solução para a falta de responsabilidade humana.

Você viu?

Ir para o topo