EnglishEspañolPortuguês

Canil implanta esterilização de cadelas em cidade do PR

28 de setembro de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

A população de animais de rua é um dos grandes problemas de centros urbanos. Em Tibagi (PR) estima-se que perto de quatro mil cães circulem livremente ou estão em situação de abandono na cidade. Duas medidas inéditas foram adotadas pelo Centro de Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde no sentido de evitar a reprodução dos bichinhos e responsabilizar os tutores negligentes: a esterilização de cadelas e aplicação de multa, por correio, para quem soltar animais na rua.

O médico veterinário responsável pelo Canil, Giordano Zaniolo, comenta que em outros municípios é comum a castração de machos, mas as cirurgias para esterilizar as fêmeas não costumam ser adotadas por conta da complexidade do procedimento. “Aqui nós já fazemos isso para evitar que estas cadelinhas voltem às ruas e fiquem prenhes. É preciso mais atenção, porque com a retirada do útero, trompas e ovário, estas fêmeas ficam sob observação por mais dias”, explica.

Vetrinário faz consulta em cão no canil municipal. Foto: Reprodução

Segundo Zaniolo, “o Código de Posturas do Município já prevê e a Câmara aprovou legislação referente à possibilidade da Prefeitura multar os tutores de animais de companhia que não cuidam dos bichinhos e os soltam na rua”, revela. Portanto, o tutor pode ser identificado, notificado por correio, e se não tomar providências, multado em 5 Unidades Fiscais Monetárias (UFMs), equivalente a mais de R$ 300. “Primeiro fazemos a correta orientação sobre a guarda responsável dos animais, mas se o cidadão persistir no erro, pode sim ter de pagar a multa”, completa.

Na avaliação do médico, o Canil Municipal é, com essas duas medidas, referência no controle do zoonoses na região. “Todas as segundas e terças-feiras pela manhã fazemos o resgate  de animais de rua e por dia recebemos mais de 20 pedidos de resgate por telefone. Os cães são examinados, vacinados, muitos são castrados e ficam disponíveis para adoção”, conta.

Outra preocupação é com relação à vacinação contra a raiva. “No interior, temos notificação de casos de raiva em herbívoros como vacas e cavalos. Não podemos deixar que a doença se manifeste nos cães e gatos , por isso efetuamos a vacinação nos resgatados”.

Procedimentos

“Cuidamos dos animais abandonados e dos semidomiciliados, cães que ficam muito tempo do dia fora de suas casas, e promovemos a vacinação contra a raiva. ”

Adote!

O Canil Municipal tem espaço para abrigar 25 animais, que são disponibilizados para adoção e doados às famílias interessadas durante feiras públicas nas praças. Quem quer adotar um animal de companhia  pode entrar em contato pelos telefones (42) 3916-2168 e(42) 3916-2168. É preciso apresentar RG e comprovante de residência em Tibagi. Os novos tutores recebem carteirinha de identificação do cachorro e de vacinação.

Denúncias de maus-tratos a animais devem ser feitas na Delegacia de Polícia, por se tratar de crime ambiental.

Fonte: Jornal da Manhã

Você viu?

Ir para o topo