EnglishEspañolPortuguês

Conferência discute preservação de habitats e a conservação de espécies em Portugal

29 de setembro de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

Nesta quarta-feira (29) será realizada a conferência “A fragmentação de habitats e a conservação de espécies”, às 18h no Anfiteatro Chimico, Museus da Politécnica, R. da Escola Politécnica, 58, em Lisboa, Portugal.”A necessidade de estudar os ecossistemas para poder conservá-los é amplamente reconhecida. Muito menos compreendidos e reconhecidos são os passos e as metodologias de investigação necessários para desenhar medidas de conservação eficazes, bem como a escala temporal que este tipo de investigação forçosamente implica”, explicam os organizadores.

“Ilkka Hanski, Professor na Universidade de Helsínquia, tem estudado o impacto da deflorestação e fragmentação de habitat na conservação da biodiversidade. Uma das suas contribuições científicas mais decisivas é o estudo a longo prazo da borboleta Melitaea cinxia uma espécie ameaçada na Finlândia. A sua área de investigação relaciona-se com a regulação populacional e com os mecanismos de coexistência em comunidades. O grupo de Ilkka Hanski investiga a biologia de espécies que vivem em paisagens fragmentadas. Os seus projetos envolvem estudos de longo prazo que aliam à ecologia, dados da biologia molecular e de modelos teóricos. Os resultados servem depois para enquadrar diretivas e medidas de conservação da biodiversidade e de gestão ambiental”.

A conferência de Ilkka Hanski abre a segunda parte do ciclo de conferências “Biodiversidade e Sociedade”. Estas conferências, proferidas por cientistas de renome internacional, pretendem transmitir ao público uma visão alargada do papel da Biodiversidade na nossa Sociedade.

O ciclo de conferências “Biodiversidade e Sociedade” é uma iniciativa do Bioeventos 2010, um programa que celebra o Ano Internacional da Biodiversidade, organizado pelo Museu Nacional e História Natural e pelo Centro de Biologia Ambiental. O ciclo de conferências é uma parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian.

Fonte: Ecosfera

Você viu?

Ir para o topo