EnglishEspañolPortuguês

Festival de cinema do Rio exibirá The Cove na mostra ‘Meio Ambiente’

28 de setembro de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

A consciência ecológica encontrou eco no Festival de Cinema do Rio de Janeiro, que apresenta este ano 12 longas-metragens sobre temas ligados ao meio ambiente.

Entre os filmes que serão exibidos na mostra Meio Ambiente, o que mais gera expectativa é The Cove, impactante documentário que denuncia a caça de golfinhos no parque japonês de Taiji, prática realizada secretamente por um pequeno grupo de pescadores, com a permissão do Governo nacional.

Vencedor do Oscar de melhor documentário em 2010, o longa-metragem, dirigido por Louie Psihoyos, recolheu pesquisas e gravações clandestinas realizadas durante meses no país asiático, a única forma possível de registrar a atividade que mata mais de 20 mil mamíferos marítimos ao ano, segundo indica o filme.

Psihoyos, de nacionalidade americana, trabalhou como fotógrafo durante mais de 20 anos para o “National Geographic” e estreia como diretor com este primeiro longa-metragem, ganhador de 50 prêmios cinematográficos, nos quais vê uma motivação para conscientizar as pessoas sobre a fragilidade da vida marinha.

“Todos estes prêmios, para mim, são simplesmente um efeito colateral da minha tentativa de evitar que estes animais sejam mortos para o entretenimento de outras pessoas”, explicou Psihoyos recentemente.

A mostra “Meio Ambiente”, presente pela segunda vez consecutiva no festival, que começou na quinta-feira passada, aumentou de 8 para 12 os filmes projetados devido ao “imenso sucesso de público” no ano passado, segundo afirmam os organizadores.

As dezenas salas de cinema postas à disposição na cidade seguirão abertas ao público até 7 de outubro.

Com informações do Terra 

Você viu?

Ir para o topo