EnglishEspañolPortuguês

Abutre-preto que foi encontrado debilitado em uma estrada será devolvido à natureza, em Portugal

28 de setembro de 2010
1 min. de leitura
A-
A+
Foto: Reprodução/IOL Diário

Um abutre-preto, espécie que já não nidifica em Portugal desde os anos 70 do século passado, foi encontrado numa autoestrada portuguesa, a A29, em Gaia, muito débil, disse à agência Lusa o diretor do Parque Biológico de Gaia.

Nuno Gomes Oliveira referiu que a ave “foi pega com a mão, sem dificuldade”, e está sendo tratada na enfermaria do parque, devendo ser libertada no Alentejo “dentro de uma semana ou duas, no máximo”.

“Foi alguém que a viu na A29 e avisou a GNR. É uma ave juvenil, talvez com alguns meses. Veio por aí fora e perdeu-se”, disse Nuno Oliveira, afirmando que a recuperação do abutre será feita, fundamentalmente, com alimentação e algum exercício físico.

O diretor do parque realçou que o abutre tem de ser libertado o quanto antes, para que não se habitue ao homem e volte a procurar alimento por si próprio.

“É a primeira vez que há uma referência de abutre-preto nesta região”, salientou Nuno Oliveira, explicando que esta espécie já só cria na Espanha, junto à fronteira com o Alentejo, onde frequentemente são vistos alguns desses animais.
O abutre-preto é a maior ave de rapina da Europa, sendo considerada uma espécie “criticamente em perigo” em Portugal.

Fonte: IOL Diário

Você viu?

Ir para o topo