EnglishEspañolPortuguês

Maioria dos animais sacrificados no CCZ de Manaus foi abandonada pelos próprios tutores

27 de setembro de 2010
2 min. de leitura
A-
A+
Animais sofrem com o desprezo e vivem em condições degradantes (Foto: Reprodução/D24am)

Dos 2.470 animais, entre cães e gatos, que foram condenados à morte no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) no primeiro semestre deste ano, em Manaus, 65% (1.621) foram entregues pelos próprios tutores que procuraram o centro para se desfazer do animal. Os dados são da diretora do CCZ, Simone Fernandes. Chegam ao CCZ, uma média de 25 animais por dia.

“Os tutorse tratam animais como mercadorias. As pessoas precisam se conscientizar sobre o que é a guarda responsável. Quando eles decidem se desfazer, levam o animal para o centro justificando que não possuem condições para tratar a doença sofrida pelo cão ou pelo gato, que vão morar em apartamento ou que vão viajar”, disse.

Simone contou ainda, que dos 1.296 animais entregues de forma espontânea, 80% são condenados à morte assim que chegaram e, entre os outros 20%, os que não foram adotados em poucos dias, acabaram sendo mortos porque ficaram doentes. “Eles acabam se contaminando no próprio CCZ ou adquirem estresse. Os números são alarmantes, assustam as pessoas, mas elas não se sensibilizam”, relatou.

Dos animais retirados das ruas, 1.468, o equivalente a 80%, também foram eutanasiados. “A retirada de animais das ruas diminui a probabilidade de acidentes de trânsito e agressões por mordidas, além de evitar a transmissão de doenças e a reprodução indiscriminada e indesejada de cães e gatos”, disse.

Fonte: D24am

Nota da Redação: A violência de que esses animais são vítimas percorre um longo caminho, começando com o abandono, a rejeição e o desprezo dos próprios tutores, que supostamente seriam os responsáveis por cuidar deles e ampará-los. Em seguida, esses cães e gatos vão desenvolvendo comportamentos depressivos ou agressivos em função das péssimas condições em que são obrigados a viver no CCZ, ao lado de outros companheiros vítimas da mesma crueldade e descaso. Não bastasse toda essa cadeia de sofrimento e tortura, os animais (muitos deles sadios) são então condenados à morte, sem ter cometido crime algum. A culpa da tristeza desses animais é dos tutores irresponsáveis capazes de rejeitá-los tanto quanto é do CCZ que não faz a sua parte, dando a esses animais o mínimo de dignidade para o que restou de suas existências. Realmente lamentável e deprimente que o nosso país ainda noticie esse tipo de atrocidade.

Você viu?

Ir para o topo