EnglishEspañolPortuguês

Animais no Piauí têm reações graves depois de tomar a vacina antirrábica

26 de setembro de 2010
3 min. de leitura
A-
A+

A vacinação de animais contra a raiva foi concluída ontem com 98% da meta atingida em Teresina (PI), mas médicos veterinários tem tido trabalho dobrado até neste domingo (26). Tutores reclamam que seus bichos apresentaram reações adversas. Um pastor alemão morreu na manhã de sábado, segundo seus tutores, logo após tomar a vacina. Há até quem cogite ação judicial por conta dos danos supostamente provocados por uma ação que deveria dar mais saúde aos animais de estimação.

A médica veterinária Joelma Borba, que atendeu o caso do pastor alemão afirmou que por volta de 11h, o casal de tutores do animal chegou a sua clínica na zona Leste, informando que ele havia tomado a vacina 10 minutos atrás. O atendimento foi feito no carro. “Na verdade, eu só constatei o óbito. Ele já tinha tido uma parada cardiorrespiratória. Chamou bastante a atenção que ele estava roxo, mas só uma necropsia poderia confirmar se houve choque anafilático”, disse. Em desespero, o casal chorou muito e foi embora. O atendimento não chegou a ser registrado.

Joelma Borba ainda relatou ter recebido outros clientes em sua clínica. Uma delas chegou a telefonar durante a madrugada sem saber o que fazer. Segundo a Associação Piauiense de Proteção e Amor aos Animais – Apipa -, o Hospital Veterinário da Universidade Federal do Piauí recebeu até a manhã deste domingo 11 gatos e dois cães com problemas surgidos após a vacinação. Eles demonstram apatia e estão sem andar ou comer. Na clínica Animal’s, que funciona em regime de plantão, a procura foi intensa desde a tarde de ontem, passando pela madrugada, e assim continua. Alguns bichos estão internados no local.

A Apipa afirma ter enviado ofício para os órgãos responsáveis pela vacinação em Teresina e no Estado, pedindo o adiamento da mesma em função de incidentes semelhantes em São Paulo, Rio de Janeiro, Paraíba e Pernambuco. Com a confirmação da vacinação, Isabel de Moura, tesoureira da entidade, iniciou divulgação por redes sociais na Internet, alertando que os tutores não levassem seus animais para os postos.

“O problema com um ou dois animais na vacinação é diferente do que está acontecendo. O número é muito grande. Em São Paulo, a vacinação até foi suspensa”, disse Isabel, que apóia ações judiciais de tutores de animais que se sintam prejudicados.

O gerente do Centro de Controle de Zoonoses de Teresina, Romualdo Spíndola, informou que a vacinação na capital foi realizada após o Ministério da Saúde enviar nota técnica confirmando o calendário e informando que as reações adversas estariam dentro da realidade de qualquer campanha. Além disso, ele garante que “a gerência de zoonoses não recebeu nenhum documento” da Apipa, e crê que o mesmo tenha sido protocolado em setor que não o encaminhou.

Romualdo Spíndola disse ainda que tentou colher maiores informações sobre a vacina após os problemas registrados em São Paulo, mas seguiu a orientação do Governo Federal. O gerente concluiu afirmando que é necessário um estudo com os animais para saber até que ponto a vacina foi responsável pelos problemas sentidos pelos animais. A meta em Teresina (PI) chegou a 98%, com 116.300 animais vacinados.

Fonte: Cidadeverde

Você viu?

Ir para o topo