EnglishEspañolPortuguês

Mortandade de peixes no rio Atibaia pode ter sido causada por chuva

25 de setembro de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

Os peixes que apareceram mortos na manhã da última quarta-feira no Rio Atibaia, em Paulínia, já estão chegando à Americana através da correnteza. Na orla da Praia Azul, alguns moradores já reclamaram do odor. Ontem pela manhã, a reportagem esteve no local e observou a presença de espécies como mandi e piava.

“Quanto mais calor, mais forte fica o cheiro”, disse uma dona de casa. “Cerca de 80% da água estava limpa até ontem (quinta-feira)”, acrescentou o presidente da Associação de Moradores Luz Azul, João Airton Ferreira.

A Secretaria do Meio Ambiente de Americana informou, via assessoria, que técnicos da pasta realizaram ontem pela manhã uma vistoria na Praia Azul e constataram uma pequena quantidade de peixes mortos já em estado avançado de decomposição. “Aguarda-se teste da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), encaminhado pela Prefeitura de Paulínia, para análise da água, traz nota da assessoria.

Chuvas

Segundo o gerente da agência ambiental de Paulínia, Lúcio Flávio Furtado Lima, inicialmente os peixes morreram em consequência das fortes chuvas registradas em Campinas, na madrugada do último dia 22, que pode ter provocado um revolvimento do lodo depositado no fundo do leito do rio, causando uma queda brusca de oxigênio dissolvida na água. Se confirmada esta tese, os peixes morreram por asfixia.

Amostras

Lima afirmou que na manhã de quarta-feira, após terem sido acionados por moradores, técnicos colheram amostra da água, percorreram o rio e também algumas indústrias da redondeza, porém, não foi notada nenhuma anormalidade que pudesse indicar outras possíveis causas para a ocorrência.

De acordo com o gerente, a chuva da madrugada de quarta-feira fez com que a vazão do Rio Atibaia saltasse de 10 metros cúbicos por segundo, para 77 metros cúbicos por segundo. “Foi uma chuva muito forte depois de um longo período de estiagem, o que, consequentemente, elevou de forma rápida a carga de resíduos e uma possível baixa da quantidade de oxigênio”, afirmou. Lima disse que apesar da desconfiança inicial, somente os laudos podem apontar as causas da mortandade. Os resultados devem sair até o final da semana que vem.

Investigação

A morte de peixes no Rio Atibaia também será investigada pela Polícia Civil de Paulínia, que instaurou inquérito para melhor apuração dos fatos. A decisão foi motivada por um boletim de ocorrência registrado na quarta-feira por ambientalistas, pedindo providências. Técnicos da Polícia Científica estiveram no local e colheram amostra da água. O laudo deve ficar pronto em 30 dias.

Fonte:  O Liberal

Você viu?

Ir para o topo