EnglishEspañolPortuguês

CCZ de Taubaté é referência no estado de São Paulo

25 de setembro de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

O Centro de Zoonoses (CCZ) de Taubaté está sendo considerado o órgão de melhor referência do Estado de São Paulo, de acordo com a Lei Estadual 12.916/08, que regulamenta os procedimentos públicos para controle de cães e gatos.

Sob o título, “CCZ de Taubaté é exemplo a ser seguido”, várias ONGS (Organizações não governamentais), Associações e outras entidades de proteção aos animais divulgam a qualidade do tratamento oferecido aos animais no CCZ de Taubaté e a real preocupação com o bem-estar dos mesmos.

Além da infra-estrutura adequada para comportar os animais, o CCZ possui amplas salas de cirurgia, banho e tosa, auditório para palestras, amplo estoque de medicamentos, estoque suficiente de ração de boa qualidade para cães e gatos adultos e filhotes e funcionários atenciosos com os visitantes e com os animais. Os veterinários esterilizam também os animais da população de baixa renda em mutirões, que ocorrem de uma a duas vezes por semana.

Os canis foram construídos com minuciosos detalhes de infraestrutura, projetados para garantir o bem-estar dos animais. O local recebe luz solar, limpeza e ventilação adequada, água e comida à disposição, proteção contra intempéries, número aceitável de cães por baias, separados por temperamento e tamanho, maternidade, canis de quarentena e canis separados para animais em tratamento.

O gatil conta com arranhadores, troncos para escaladas, telas devidamente instaladas, liteiras para higiene, água e comida à vontade e afastamento dos canis.

O objetivo é proporcionar qualidade de vida e aumentar a possibilidade de recolocação, uma vez que os animais passam pelo mínimo de estresse durante a estadia no órgão.

De acordo com a publicação das entidades protetoras de animais, o “Projeto Melhor Amigo” de Taubaté coloca como prioridade o tratamento dispensado aos animais e deve ser tido como referência para outras cidades do estado.

Fonte: Diário de Taubaté

Você viu?

Ir para o topo