EnglishEspañolPortuguês

Recuperação do habitat da ave “freira” na Ilha da Madeira obtém bons resultados

24 de setembro de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

A equipe do Serviço do Parque Natural da Madeira para a “recuperação do habitat da Freira da Madeira” diz que os trabalhos em curso “decorrem a bom ritmo” e prevê que os mesmos terminem no prazo de dois meses.

A intervenção incide sobre as áreas de “nidificação” da ave, devido às consequências nefastas dos últimos incêndios. Assim, de acordo com um comunicado oficial, “os ninhos artificiais já começaram a ser construídos, estando em curso trabalhos na 2ª manga de nidificação mais importante (Manga Grande), aquela onde a degradação do habitat foi superior.”

 “Apesar de não se encontrarem atualmente presentes quaisquer aves nesta manga, os esforços que estão agora sendo levados a cabo têm por objetivo tornar esta área “atrativa” para os casais reprodutores”; ao mesmo tempo em que se está preparando o “habitat” contra os predadores, com “gatoeiras e caixas de veneno para ratos”.

Em relação “às crias que sobreviveram ao incêndio, há a lamentar a morte de mais duas. Uma foi encontrada morta na porta do ninho (por razões desconhecidas) e outra foi provavelmente atacada por um gato, tendo sido encontrada nas imediações do ninho”; o terreno envolvente caracteriza-se pela “aridez e a escassez de alimento”.

“Após estes primeiros dias de trabalho, é difícil estimar a data de conclusão dos mesmos, mas tudo aponta para que decorram ao longo dos próximos dois meses.” “Para terminar, refira-se que os trabalhos de escutas noturnas têm demonstrado que a colônia se mantém activa, o que nos leva a manter a esperança e o otimismo na recuperação de toda esta área.”

Fonte: Jornal da Madeira

Você viu?

Ir para o topo