EnglishEspañolPortuguês

Projeto ecológico retira o lixo da água do mar e ensina a preservar os habitats

23 de setembro de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

O Projeto Grael, instituição social criada pelos velejadores Torben e Lars Grael e Marcelo Ferreira, deu início à Semana Marinha. Até sexta-feira (24), a sede do Projeto Grael, em Jurujuba – Niterói (RJ), contará com uma programação extensa: de exposições fotográficas sobre todo o tipo de vida marinha a brincadeiras de conscientização ambiental.

O evento – cuja entrada é franca – também complementa as comemorações do Dia Mundial de Limpeza de Praias – Clean Up Day, que em Niterói será dia 25 (sábado). A programação está disponível no site do Projeto Grael: www.projetograel.org.br.

A sexta-feira promete ser o dia mais agitado entre os participantes. Com uma saída programada para as 9h e outra para as 14h, ocorrerá a gincana ecológica. A bordo de Optimists e Dingues – barcos usados nas aulas de velas – alunos do Projeto Grael recolherão o lixo da Praia de Charitas e Ilha dos Carecas. O Águas Limpas (barco de alumínio que retira o lixo flutuante da água) vai participar do evento. Já as exposições ficarão abertas no salão para a qualquer horário.

Além dos atuais 350 alunos do Projeto Grael, é esperado um público externo de cerca de 200 pessoas durante as atividades ao longo de toda a programação. A Semana Marinha do Projeto Grael está sendo realizada graças à parceria entre outras instituições, como Labcult-UERJ, Promontar-Niterói, Núcleo de Estudos em Manguezais-UERJ, Programar/FAOC- UERJ e Projeto Maqua), também da UERJ.

Conheça o Projeto Águas Limpas

O barco Águas Limpas – operado por alunos do Projeto Grael – é uma embarcação automatizada que vai recolher o lixo flutuante na Baía de Guanabara, entre a Ilha de Boa Viagem e o Morro do Morcego, englobando as enseadas de Jurujuba, São Francisco e Icaraí. O projeto foi lançado em agosto pelo Ministério Público do Rio de Janeiro, por meio das Promotorias de Defesa do Consumidor e do Meio Ambiente do Núcleo Niterói, e a concessionária Águas de Niterói, com o apoio da ONG Instituto Rumo Náutico (Projeto Grael) e da Companhia de Limpeza de Niterói (Clin).

Com informações do 360 Graus

Você viu?

Ir para o topo