Doe agora

Penas com barras ajudam aves a se comunicar e a atrair parceiros

21 de setembro de 2010
2 min. de leitura
A-
A+
Plumagem em barras pode ser usada para comunicação, não só como camuflagem (Wikimedia Commons)

Penas padronizadas, que, até agora, os cientistas diziam ser usadas só como camuflagem em aves, têm um papel importante para atrair um parceiro e afastar os rivais, revelou um estudo da Universidade de Melbourne, na Austrália.

Thanh-Lan Gluckman, coautora do estudo e estudante de mestrado do departamento de zoologia da universidade, diz que a descoberta revela uma nova perspectiva ao estudo das aves.

“O estudo sugere que as penas não precisam ser brilhantes nem vistosas para serem usadas na sinalização sexual, o que muda tudo o que sabíamos sobre a comunicação animal.

Centenas de espécies de aves – como o mandarim e o cuco – têm um padrão em suas penas, que são feitas de barras horizontais alternadas por cores claras e escuras, uma ao lado da outra.

Até agora, os cientistas sabiam que as penas coloridas e brilhantes têm um papel na sinalização sexual – como atrair fêmeas, por exemplo -, mas a função das barras como um sinal de comunicação vinha sendo subestimada.

O estudo comparou a plumagem de 8.900 espécies de aves, 90% de todas as que existem no mundo.

Os estudiosos compararam plumagens em barras e outros padrões nos corpos de machos, fêmeas e aves jovens, para avaliar para que poderiam ser usadas.

Embora os cientistas tenham descoberto evidências de que a plumagem em barras seja usada como camuflagem, também perceberam que esse tipo de arranjo costuma aparecer só em machos, ou apenas na maturidade sexual.

Além disso, os estudiosos descobriram essas diferenças na frente das aves, que é uma área importante para a comunicação durante interações cara a cara – e não nas costas, onde são mais úteis como camuflagem, quando a ave está fugindo ou se escondendo de um predador.

Fonte: R7

Você viu?

Ir para o topo