EnglishEspañolPortuguês

Cães fazem com que as crianças se tornem mais ativas

21 de setembro de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

Segundo um estudo realizado no Reino Unido, os pequenos cujas famílias têm cães são muito mais ativos.

Os investigadores da Universidade de Londres avaliaram mais de duas mil crianças com nove e dez anos e verificaram que aquelas que convivem com cães apresentam maiores níveis de atividade física. De acordo com a equipe, ter um cão encoraja as crianças a se mexerem mais, o que ajuda no combate à obesidade.

A equipe, liderada por Christopher Owen, professor de epidemiologia, usou monitores para anotar os movimentos diários de crianças de 78 escolas em Londres, Birmingham e Leicester, ao longo de sete dias. Do total de participantes, cerca de 200 (10%) tinham cães. E os resultados, publicados na revista American Journal of Public Health, mostraram que as crianças com cães passam, em média, 325 minutos praticando atividade física por dia.

Além disso, as crianças gastam ainda menos 11 minutos em comportamentos sedentários todos os dias. Ao fim do mês, o valor supera os 300 minutos.

“O estilo de vida mais ativo das crianças com cães é realmente interessante”, diz Christopher Owen. “Mas será que ter um cão torna as pessoas mais ativas ou são as mais ativas que escolhem ter um cão? É quase como a pergunta de quem apareceu primeiro, se a galinha ou o ovo. São necessários estudos a longo prazo para responder à questão, mas a resposta pode ter um pouco dos dois”, acrescenta.

De acordo com Owen, outros estudos já tinham apontado no sentido de que as famílias que adquirem cães tornam-se mais ativas. “A novidade deste estudo é provar que o mesmo acontece com as crianças”.

Fonte: Destak

Você viu?

Ir para o topo