Morcegos reconhecem vozes da mesma maneira que os humanos


Estudo realizado no Panamá por cientistas do Instituto Leibniz de Pesquisa da Vida Selvagem, da Alemanha, descobriu que morcegos reconhecem os sons emitidos por outros morcegos de forma individualizada, similar à maneira que os humanos reconhecem vozes de familiares e amigos, por exemplo. As informações são do site Science News.

Os cientistas estudaram a espécie morcego-buldogue (Noctilio albiventris), observando se respondiam a sonares gravados de morcegos familiares e não familiares de sua espécie e de outras. Os morcegos responderam aos sonares com complexo repertório de comportamento social. Por exemplo, alongando suas asas e mostrando a área das axilas que permite que sejam soltos feromônios, substância que permite o reconhecimento mútuo.

Os morcegos reagem mais frequentemente a chamados de morcegos não conhecidos, mas da mesma espécie, pois se trata de uma novidade. Porém, respondem por último aos morcegos de outras espécies. Quando escutam um sonar de sua própria espécie, respondem com um som que carrega uma assinatura acústica individual.

Foi concluído que o sonar do morcego é uma informação social que não é usada apenas para orientação, como antes era pensado. É possível que os morcegos usem uma própria linguagem, cuja frequência não seja audível para humanos.

Fonte: Terra


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

MISSÃO

ACADEMIA ESPECISTA

SADISMO

DE OLHO NO PLANETA

ARTIGO

MAUS-TRATOS

TRAGÉDIA

RETROCESSO


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>