EnglishEspañolPortuguês

Ativistas fazem manifestação contra tradição judaica envolvendo sacrifício de galinhas

19 de setembro de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

Por Lobo Pasolini (da Redação)

Um grupo de ativistas pelos direitos animais protestou no dia 12 de setembro em Crown Heights (Nova Iorque) contra o uso de galinhas durante um ritual chamado Kapores. Existe uma instrução oficial de que ao invés de usar uma ave pode-se usar dinheiro que então é dado a caridade.

Kapores é um costume realizado antes do Yom Kippur. Sua função é limpar o praticante de seus pecados, a ave sendo usada como um substituto. O participante diz: “Essa galinha encontrará sua morte, mas eu viverei uma vida longa e pacífica.”

O protesto começou com apenas alguns manifestantes, mas cresceu a medida que os judeus começaram a interagir com eles, discutindo princípios e crenças. No final, havia cerca de 770 manifestantes, já que se trata de uma questão de direitos animais conhecida em lugares com comunidades hebraicas grandes.

Segundo o advogado Lorne Rozovsky, que escreve sobre questões judaicas, “não existe mágica em kapores que transfere os pecados de uma pessoa para a galinha. A proposta dos kapores é inspirar uma pessoa a teshuva, ou seja, se reunir com o senhor. Todos os sacrifícios e galinhas do mundo não resultarão em perdão”, ele escreve no website Chabad.org.

Assista o video do protesto (em inglês):

Você viu?

Ir para o topo