EnglishEspañolPortuguês

Milhares de animais marinhos estão morrendo em rio da Louisiana

17 de setembro de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

Por Giovanna Chinellato (da Redação)

Foto: Billy Nungesser/WWL

O que você vê na foto acima não é uma estrada rural. É o canal de rios da Louisiana; sua superfície está completamente coberta de seres marinhos mortos – peixes, caranguejos, siris, arraias e enguias. A afiliada da CBS de Nova Orleans, WWL-TV, reportou que até uma baleia foi encontrada morta na área. Um trecho costeiro da Louisiana também foi duramente atingindo pelo derrame de óleo no Golfo.

Mortes de peixes são extremamente comuns ao longo da Costa do Golfo, particularmente durante o verão norte-americano na área do Mississippi, região deste massacre. A área é minada com zonas mortas – faixas do rio em que uma súbita queda nos níveis de oxigênio causa morte de milhares de animais. Nessa situação, a grande afetada é uma única espécie de peixe, não a diversidade envolvida nessas últimas mortes.

E é aí que reside a preocupação dos moradores do Golfo, que suspeitam de que seja um efeito colateral do derrame catastrófico de óleo da BP.

Foto: Billy Nungesser/WWL

O presidente da Plaquemines, Parish Billy Nungesser, soou o alarme recentemente, distribuindo fotos na mídia local. Nungesser disse que não está sendo feito nenhum teste para determinar como o derrame de óleo pode ser responsável pelas mortes, mas ele requisitou a oficiais do Louisiana Department of Wildlife and Fisheries, o Environmental Protection Agency e a National Oceanic and Atmospheric Asministration para investigarem.

“Não podemos continuar a ver essas mortes”, Nungesser disse num depoimento. “Precisamos de testes adicionais para descobrir por que esses animais estão morrendo tanto. Se é pelo nível de oxigênio, precisamos descobrir o que ocasiona as quedas.”

Zonas mortas são particularmente comuns no oceano. Mas nessa área da Louisiana são causadas pela agricultura da região que joga sedimentos na água, o que faz nascerem organismos como o plâncton que acabam com o oxigênio da água.

Muitos cientistas temem que um influxo de micróbios comedores de óleo leve à formação de mais zonas mortas na região do Golfo, já que tais seres usam quantidades muito altas de oxigênio para consumir as partículas de óleo.

Você viu?

Ir para o topo