EnglishEspañolPortuguês

Luz de postes pode deixar pássaros mais fracos e vulneráveis

17 de setembro de 2010
1 min. de leitura
A-
A+
O forte brilho das lâmpadas de iluminação de ruas faz com que as vidas de pássaros sejam colocadas em risco. Foto: Getty Images

Estudo do Instituto de Ornitologia Max Planck, na Alemanha, sugere que o forte brilho das lâmpadas de iluminação de ruas faz com que o sono de pássaros cantantes seja diminuído e sua vida seja colocada em risco, segundo informações do site do jornal Daily Mail.

Os cientistas participantes da pesquisa afirmam que, por acordar mais cedo e, por consequência, começar a cantar mais cedo, os pássaros se cansam ao longo do dia mais rapidamente, tornando-se presas mais fáceis.

O estudo afirma também que a reprodução dos pássaros é prejudicada pelas luzes artificiais e colabora para o declínio da população das espécies afetadas. O estudo sobre efeitos das luzes artificiais englobou cinco espécies de pássaros viventes em áreas urbanas.

“Em comparação a problemas como poluição química e sonora, é claro que o efeito das luzes é menor. Mas por esta razão eles são deixados de lado e prejudicam os pássaros mais do que imaginamos”, disse ao Daily Mail Bart Kempenaers, membro da equipe e do instituto.

Fonte: Terra

Você viu?

Ir para o topo