EnglishEspañolPortuguês

Instituição de Portugal quer reduzir abandono de animais

17 de setembro de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

A Sociedade Protetora dos Animais Domésticos (SPAD) do Funchal quer avançar até novembro com um Plano Regional de Esterilização, disse à Lusa o seu presidente para “diminuir o flagelo do abandono”.

Gonçalo Nuno dos Santos adiantou que já falou com o Executivo regional para dar consistência financeira ao plano, no sentido de “envolver câmaras, juntas de freguesias e sociedade civil, para travar o número cada vez mais elevado de abandonos de animais”.

A ideia é ter ao dispor da população operações a preços acessíveis, para diminuir “o flagelo do abandono que se tem verificado neste últimos anos”, uma vez que uma “cirurgia custa em média para cima de cem euros”, disse.

Segundo dados da associação, de janeiro de 2008 a julho de 2010 foram abandonados, na Madeira, 8.443 animais.

Nas contas da SPAD, o mês de maior abandono registrou a entrada de 372 animais sem tutor, o que “equivale a 12 abandonos diários”.
É no verão e no outono que se verifica “o maior número de abandonos de animais na Madeira”, por oposição aos primeiros trimestres de cada ano.

“E, só no ano em curso, já foram abandonados 1.924 animais, nas estatísticas referentes à primeira metade deste ano”, exemplifica.

Gonçalo Nuno dos Santos acredita que a população canídea abandonada numa década, a confirmarem-se estas tendências, “poderá atingir os 35 mil indivíduos”.
Para o presidente da SPAD, “pese embora as dificuldades” dos últimos tempos, os madeirenses “têm sabido responder aos vários apelos que lhes são dirigidos”, recordando “a onda de solidariedade” existente, quando foi a evacuação do Canil Municipal do Vasco Gil, quando dos incêndios que deflagraram na região. 

Fonte: Jornal da Madeira
 

 

Você viu?

Ir para o topo