EnglishEspañolPortuguês

Aves filhotes vítimas de maus-tratos serão levadas a Campo Grande (MS) para reabilitação

16 de setembro de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

Os 149 filhotes de papagaio e quatro de maritaca apreendidos anteontem pela Polícia Rodoviária de Penápolis serão encaminhados hoje (16) de manhã para um centro de triagem do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) em Campo Grande (MS). As aves estavam em gaiolas dentro de uma Parati, conduzida pelo comerciante Marco Antônio Alves Plácido, 33 anos, e seguiam de Presidente Prudente para serem vendidas em São Paulo.

Após a apreensão, as aves foram levadas à clínica de animais silvestres, ligada ao Hospital Veterinário da Unesp de Araçatuba, e ficaram em observação. Segundo a responsável pela clínica, Aline Aparecida Corrêa Leal, os animais têm entre cinco dias e um mês e todos chegaram frágeis, sendo necessário cuidado especial e alimentação em intervalo de três horas.

“Elas já correm risco de morrer, por isso as separamos em caixas de papelão com folhas de jornal para que elas mantenham a temperatura ideal, que é de 35 graus”, disse Aline. “Se houver necessidade ligamos lâmpadas para esquentar o ambiente e elas não sofrem de estresse térmico.”

Alunos do mestrado de Veterinária também colheram fezes do papagaios e das maritacas para identificar possíveis parasitas. “Se o exame mostrar que alguma ave está doente, a gente entra em contato com o centro de triagem, que fará a medicação e tomará medidas necessárias”, disse Aline.

No centro de triagem do Ibama, as aves serão novamente avaliadas e devem ficar lá até completarem três meses. Após este período, elas já têm condições de se alimentar sozinhas e poderão ser soltas na natureza.

Fonte: Folha da Região

Você viu?

Ir para o topo