EnglishEspañolPortuguês

Projeto de lei colombiano pretende colocar na prisão quem maltratar o urso andino

14 de setembro de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

Por Raquel Soldera (da Redação)

O Congresso da Colômbia vai discutir um projeto de lei que pretende condenar a até três anos de prisão, além de multas de até 500 milhões de pesos (cerca de 280 mil dólares), aqueles que caçarem ou submeterem a tratamento cruel os ursos-de-óculos, também conhecidos como ursos andinos.

Segundo informações divulgadas no jornal El Tiempo, o senador Camilo Sanchez, com o apoio da Rede Nacional de Proteção Animal e Ambiental (Redpaa), acaba de propor um projeto de lei que visa levar à prisão pessoas que maltratem este mamífero, ou estejam envolvidas em atos cruéis contra ele. Além de serem condenadas a uma pena entre um e três anos de prisão, também teriam que pagar uma multa que varia de 100 a 500 milhões de pesos (cerca de 56 mil a 280 mil dólares). A ideia é acabar com a caça dos ursos desta espécie, que muitas vezes são atacados por camponeses quando entram em suas fazendas.

Urso-de-óculos, ou urso andino (Foto: AnimaNaturalis)

Segundo especialistas da organização Sociedade de Conservação da Vida Selvagem (Wild Life Conservation Society), os ursos não se conectam com a civilização por instinto, ou porque querem atacar o homem, eles o fazem como uma reação à pressão que os seres humanos têm exercido sobre eles. Os agricultores, para aumentarem o espaço de cultivo ou para extrair madeira, invadiram áreas da região selvagem em que os ursos andinos vivem. Os mamíferos, submetidos a espaços cada vez menores, não têm outra escolha a não ser procurar comida e invadir os mesmos terrenos que antes dominavam, mas onde agora encontram pasto. Assim, iniciam um conflito com os habitantes das zonas rurais, que termina com a caça e a morte de dezenas de animais.

De acordo com o Livro Vermelho dos mamíferos na Colômbia e com a União Internacional para a Conservação da Natureza, no país existe menos de um terço dos ursos que havia há 30 anos. Eles desapareceram das áreas de montanha, como a Macarena, onde foram deslocados por grupos armados e o seu habitat foi destruído pelo cultivo de coca.

Os ursos são fundamentais para a preservação da floresta. Lá, eles comem quiches, pujas e outras espécies de flora. E no instante em que as rasgam ou mordem, espalham as sementes de onde nascerão mais plantas que sustentam a vida nestes ecossistemas, que contribuem para o fornecimento de água limpa.

“Assim como a China passou a cuidar do urso panda e a Austrália se empenha pela preservação do coala, a Colômbia não pode deixar de proteger o urso andino”, disse o senador Camilo Sanchez.

Você viu?

Ir para o topo