EnglishEspañolPortuguês

Prefeitura de Pindamonhangaba (SP) realiza controle da população animal

13 de setembro de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Saúde e Assistência Social através do Departamento de Proteção Contra Riscos e Agravos à Saúde, está fazendo o controle da população animal na cidade.

(Foto: Divulgação)

O controle é feito por meio de castrações que são realizadas no abrigo de animais, localizado próximo a ponte do Rio Paraíba, ao lado da sede do dos escoteiros.

O abrigo de animais existe há dez anos. Os principais trabalhos realizados são as apreensões de animais soltos em vias públicas, que podem ser sofrer acidentes. No local são  mantidos caninos e felinos.

De acordo com Marco Aurélio Cabral, veterinário responsável pelo abrigo, as três principais atividades são: recolhimento de animal de grande porte em via pública, recolhimento de animais envolvidos em episódios de agressão, castração cirúrgica de cães, cadelas, gatos e gatas.

Todo recolhimento é feito conforme solicitação, que é analisada e, quando se observa que o animal  é feroz, ele é recolhido imediatamente. O número de cães no abrigo é variável, porque a equipe da Prefeitura preocupa-se com a qualidade de vida dos animais. Além disso, existe um programa de doação permanente, em que os interessados  podem se dirigir até o abrigo, de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas.

“Os equinos e bovinos são recolhidos, colocados no pátio e ficam aguardando o tutor comparecer para retirá-lo. O responsável paga uma multa de apreensão e a diária. A Prefeitura entende que o mais importante é educar e não punir, e cobra uma taxa apenas para que o tutor se responsabilize. Em 2009, foram apreendidos mais de 600 animais em vias públicas”, explica o veterinário responsável.

Castração de animais

Verônica A. A. R. Silva, dona de casa, aproveitou a castração para levar a sua cadela que está em seu convívio há quatro anos. “Fiquei sabendo da castração pelo rádio e resolvi trazê-la. Ela tem gravidez psicológica, quando entra no cio, sofre”.

A dona de casa comenta que a iniciativa da Prefeitura é excelente e  destaca que as pessoas têm que se conscientizar de que a castração não faz mal para o animal. “Pindamonhangaba é um polo grande e vamos ajudar a não ter animais nas ruas”, disse. 

O soldador José Raimundo Gonçalves levou o animal de estimação de sua filha  para fazer a cirurgia. Ele parabeniza a Prefeitura e diz que a iniciativa é excelente, porque tem muita gente que não cuida dos animais e os abandona nas ruas. “Se eu tivesse que levar para uma clínica seria difícil, porque a gente não tem condições de pagar,  só temos que agradecer à Prefeitura por esse serviço”.

Com informações de Vale News

Você viu?

Ir para o topo