EnglishEspañolPortuguês

Incêndios destruíram quase todo o habitat da ave mais ameaçada da Europa

13 de setembro de 2010
2 min. de leitura
A-
A+
Agora, o objetivo é que, no regresso à Madeira, os casais encontrem condições para nidificar (Foto: DR)

Os fogos florestais deste verão destruíram as principais áreas de nidificação da freira da Madeira, uma espécie endêmica e a mais ameaçada da Europa, alertou hoje o diretor do Parque Natural da Madeira, de  Portugal.

Paulo Oliveira explicou que o fogo que consumiu neste verão grande parte da floresta madeirense também “afetou seriamente as zonas altas de vegetação de altitude”, nos picos do Areeiro e Ruivo, sobretudo o maciço montanhoso central. Estima-se que tenha ardido cerca de 90% do Parque Ecológico do Funchal.

O responsável diz que o fogo “destruiu o habitat de nidificação da Freira (Pterodroma madeira), uma destruição que não foi total porque há pequenas áreas em que ainda estão ativas, mas outras ficaram perfeitamente pulverizadas”. Contudo, “as duas principais colônias de nidificação ficaram completamente destruídas”, realça.

Paulo Oliveira assegura que a época de reprodução deste ano já está perdida, mas admite que os efeitos não serão muito negativos na população existente, estimada em 80 casais, porque as “baixas” aconteceram apenas nos juvenis, tendo os incêndios acontecido numa altura em que “os adultos não estavam na área”. Salienta que os juvenis “não fazem parte do segmento reprodutor, que se manteve, está em alto-mar, abandonou a área de nidificação”.

“Mas a perda do habitat significa muito se não tivermos ações e é aí que estamos intervindo”, sustenta, recordando que as equipes do Parque Natural foram para o terreno tratar os juvenis desta espécie ameaçada que sobreviveram, alguns dos quais ficaram soterrados.

Agora, o objetivo é que, no regresso à Madeira, os casais encontrem condições para nidificar, um esforço que visa “aumentar a produtividade da espécie e evitar que se dispersem”.

Por isso, o objetivo é recuperar as áreas destruídas, estando também sendo construídos ninhos artificiais, com recursos materiais diversos, como condutos de ar-condicionado tubos de exaustor para recriar a entrada, que são protegidos depois com manta anti-erosão, estando previsto também dispersar sementes quando começarem as primeiras chuvas.

“A nossa prioridade é manter as aves onde estavam e recuperar as áreas mais produtivas ao longo dos anos”, sublinha.

Um dos problemas deste trabalho, que decorre nas serras do Areeiro, são as “áreas inacessíveis” em que os técnicos têm de “trabalhar sempre segurados por cordas, em ravinas com centenas de metros de altitude, o que torna o trabalho doloroso, cansativo e perigoso”.

Fonte: Ecosfera

Você viu?

Ir para o topo