EnglishEspañolPortuguês

O programa "Cupcakes" mostra o quanto são saborosos os alimentos veganos

13 de setembro de 2010
4 min. de leitura
A-
A+

Muitas pessoas associam uma dieta vegana a restrições, pensando que receitas sem ovos, manteiga, carne ou outros alimentos de origem animal serão sempre sem gosto e sem graça. No entanto, a reputação da alimentação vegana ganhou destaque neste mês em um local inesperado: Cupcake Wars (o novo programa popular da emissora de TV “Food Network”).

O programa, que toda semana apresenta quatro dos maiores confeiteiros do país enfrentando três desafios de eliminação, recentemente colocou uma chef vegana de 22 anos, Chloe Coscarelli, contra três confeiteiros de sofisticados cupcakes tradicionais. Os jurados estavam céticos no início. “Eu estava surpresa com a coragem e ousadia de Chloe em oferecer quatro sabores diferentes de cupcakes veganos aos jurados, enquanto todos os outros poderiam usar manteiga e ovos à vontade”, afirmou uma jurada, Candace Nelson, proprietária da “Sprinkles Cupcakes” em Beverly Hills, Califórnia.

“Eu pensei que isso seria uma desvantagem.” Chloe não só sobreviveu ao primeiro desafio, como recebeu excelentes críticas. No segundo desafio, seus cupcakes (shortcake de morango e chocolate, tiramisu sabor framboesa e bolinho de laranja e chocolate com recheio de creme) cativaram os jurados. Finalmente ela partiu para o último desafio: uma apresentação com mil cupcakes.

Sua vitória lhe proporcionou um prêmio de 10 mil dólares e a chance de servir seus cupcakes em um evento de celebridades da revista “OK!”. “Entre todos os programas que já fizemos, a pergunta mais frequente é: ‘Aqueles cupcakes eram tão bons assim?”‘, contou Nelson. “As pessoas parecem não acreditar que essa chef vegana tenha ganhado dos outros competidores. Minha resposta é sim, eles eram uma delícia. Era tudo que a gente esperava de um bolinho.” A alimentação vegana aumentou consideravelmente nos últimos anos.

A diferença na vitória de Chloe na “Food Newtwork” é que ela não se escorou nos benefícios para a saúde, nem na defesa dos animais, para promover as vantagens da alimentação vegana. Em vez disso, os cupcakes veganos eram simplesmente mais saborosos. “Acredito que a enorme repercussão e a vitória de Chloe mostram que comidas veganas estão à altura das tradicionais”, disse Colleen Holland, cofundadora e editora associada da VegNews Magazine, para a qual Chloe contribui.

“Foi um grande momento para divulgar a alimentação vegana e mostrar que não há privações, e que ela está no mesmo nível que os alimentos feitos com ovos, manteiga e leite.” Chloe, de Los Angeles, recém-formada pela Universidade da Califórnia, em Berkeley, e pelo Natural Gourmet Institute, na cidade de Nova York, disse que ela se inscreveu para o programa na esperança de mudar a imagem da confeitaria vegana.

Ainda assim, ela temia que a emissora e os jurados rejeitassem de imediato a ideia dos cupcakes veganos. “Era um risco alto”, ela afirmou. “Acho que no momento o veganismo é visto com aquele estereótipo horrível de alimentos hippies que não têm gosto. Eu queria divulgar uma imagem diferente, a de que alimentos veganos podem ser saborosos. “Chloe contou que, desde que o episódio foi exibido em junho e reprisado em agosto, ela está recebendo uma enxurrada de e-mails e perguntas feitas no seu web site, ChefChloe.com.

Ela recebeu o contato de vários pais de crianças alérgicas a ovos ou leite que ficaram felizes com a oportunidade de finalmente assar cupcakes para seus filhos. “As pessoas estão muito inspiradas”, disse. “Elas percebem que não é esquisito escolher se alimentar de uma forma diferente ou ter que eliminar certos ingredientes.

Isso mostra que é possível fazê-lo de forma bem feita. “O maior desafio da confeitaria vegana é fazer um bolo úmido, leve e saboroso sem ovos, manteiga e ingredientes tradicionais que dão liga à massa. “Eu uso uma mistura de fermento e vinagre. Pode parecer nojento, mas a química funciona para dar liga aos cupcakes“, descreveu Chloe. “Se o sabor estiver bom, não importa os ingredientes que você usa para fazer a receita funcionar.” Para a cobertura, confeiteiros tradicionais usam manteiga ou gordura, batida com açúcar de confeiteiro e outros ingredientes.

Chloe substitui por óleo de coco virgem orgânico ou margarinas não hidrogenadas para obter a mesma textura cremosa. Outros ingredientes atrativos, como framboesas frescas e chocolate preto puro, já são veganos. Nos seus vídeos e receitas, Chloe se aventura além de cupcakes. Há pouco tempo no seu blog, ela apresentou hambúrgueres de feijão-preto com molho picante de manga e guacamole, acompanhados de batata-doce frita à moda Cajun.

Em janeiro, seu panini masala de manga (feito com grão-de-bico, couve-flor assada com curry e chutney de manga) ganhou uma competição de sanduíches em Brentwood, Califórnia, vencendo paninis feitos com alimentos de origem animal, como lombinho de porco temperado, presunto e queijo gruyère. Com sua pele de porcelana e cabelos castanhos brilhantes, Chloe parece ser uma prova dos benefícios para a saúde do estilo de vida vegano.

Ela diz, porém, que seu objetivo não é converter as pessoas ao veganismo, mas, em vez disso, promover uma alimentação balanceada e receitas deliciosas feitas com ingredientes frescos e integrais que também são veganos. “Eu gosto do desafio de cozinhar com alimentos veganos, porque há mais formas de impressionar as pessoas mostrando que é delicioso, é vegano e é saudável”, afirmou. “Eu também gosto de fazer cookies sem ovos porque você pode comer a massa crua. Esse é um dos benefícios da confeitaria vegana, você sempre pode lamber a colher.

Fonte: Yahoo Notícias

Você viu?

Ir para o topo