EnglishEspañolPortuguês

Pássaros-cetim utilizam técnica da ilusão de ótica para atrair as fêmeas

12 de setembro de 2010
2 min. de leitura
A-
A+
Casal de pássaros cetim. Foto: Reprodução Jornal de Notícias

 

Os pássaros cetim (Ptilonorhynchus violaceus) são conhecidos pelo seu complexo ritual de acasalamento e pelos seus ninhos coloridos e com os mais estranhos objetos. Agora, os investigadores descobriram que os machos criam cenários que os façam parecer maiores ou menores do que realmente são, de acordo com a Discovery News. Isso significa que os pássaros cetim são os únicos animais  que conseguem criar cenários com recurso à técnica de ilusão de óptica. Neste caso, para atrair as fêmeas na época do acasalamento.

  
Arquitetos, designers e artistas em geral recorrem frequentemente a esta técnica para construir jardins, parques ou pinturas. Contudo, John Endler, um dos investigadores, considera que os pássaros cetim utilizam a ilusão de ótica “há muito mais tempo do que nós”. “A noção de perspectiva só começou a ser utilizado a partir do século XV”, acrescentou.

  
Endler, professor de Ecologia Sensorial e Evolução na Universidade de Deakin, e os colegas Lorna Endler e Natalie Doer, estudaram diversos pássaros cetim em Queensland, Austrália. Os ninhos construídos pelos machos adultos apresentam uma espécie de avenida – plataforma feita com duas varas  paralelas com pedaços de madeira por cima a servir de piso – que conduzem a uma espécie de caramanchão, onde os machos se exibem para as fêmeas. A avenida faz com que as fêmeas só consigam olhar para o interior do ninho de uma determinada perspectiva.

  
Esta técnica pode levar as fêmeas “a pensar que o ninho é menor do que realmente é e que os machos são maiores do que realmente são”, explica Endler. É então que o macho tenta cativar a fêmea com as suas danças de exibição.

Fonte: Jornal de Notícias

Você viu?

Ir para o topo