EnglishEspañolPortuguês

Estudo revela que tartarugas de água doce estão ameaçadas de extinção

11 de setembro de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

Por Raquel Soldera (da Redação)

Quase uma em cada duas espécies de tartarugas de água doce está em risco de extinção, revelou a organização Conservation International esta semana, durante a Semana Mundial da Água, realizada em Estocolmo, na Suécia.

Segundo informações divulgadas no jornal La Tercera, Peter Paul Van Dijk, que divulgou os resultados do estudo sobre o tema, declarou que as tartarugas de água doce “pertencem aos animais mais ameaçados do nosso planeta”.

Mais de 40% das espécies de tartarugas correm o risco de desaparecer da face da Terra.

Uma das espécies mais ameaçadas é a tartaruga gigante do rio Yangtsé (Rafetus swinhoei), restando apenas quatro exemplares da espécie no mundo todo.

Tartaruga Rafetus Swinhoei (Foto: Turtle Survival)

“O maior problema a que estão expostos estes animais é a mudança de habitat, especialmente para a construção de barragens nos rios onde vivem”, disse Van Dijk.

Além da ocupação humana, que cada vez mais invade os habitats dos animais, as tartarugas são capturadas para consumo ou são comercializadas e mantidas como animais de estimação.

Este é mais um alerta de que a ganância humana continua colocando espécies de animais em risco de extinção no planeta Terra.

Você viu?

Ir para o topo