EnglishEspañolPortuguês

Encalhe de baleia na BA pode ser o 50° com jubartes do ano

10 de setembro de 2010
1 min. de leitura
A-
A+
Baleia encontrada no litoral baiano estava morta Foto: Ana Barzan/vc repórter

Uma baleia encalhada na praia de Mucuri, no litoral baiano, pode ser o 50° caso envolvendo a espécie jubarte neste ano no litoral brasileiro. Segundo o coordenador de pesquisas do Instituto Baleia Jubarte, Milton Marcondes, o animal de cerca de 10 a 15 m já estava morto e foi visto na manhã desta sexta-feira na praia do centro da cidade.

Caso seja confirmado, o número de encalhes de jubarte ampliaria o recorde de 2007, que havia sido de 41 animais. O encalhe foi informado pela prefeitura municipal da cidade às 8h30, que ofereceu ao instituto a possibilidade de necropsiar o animal antes que seja enterrado.

O instituto tem analisado todos os casos de encalhe para tentar encontrar uma solução para o recente aumento nos casos. A baleia jubarte é uma espécie considerada vulnerável no Brasil, ou seja, que pode sofrer extinção a longo prazo. Segundo o coordenador do Baleia Jubarte, os casos de encalhe no país acompanharam uma onda de encalhes que foi observada na Austrália em 2009. “No ano passado, no Brasil, ocorreram 30 encalhes, em 2010, o número de casos confirmados está em 49”, disse.

A maioria dos encalhes registrados no Brasil são de carcaças de animas mortos por causas naturais, abalroados por barcos ou presos em redes de pesca, que são levado às praias pela correnteza.

Fonte: Terra

Você viu?

Ir para o topo