Vereador cobra providências do Executivo em relação ao abandono de animais na zona sul de SP


Izolina Ribeiro
izolina.ribeiro@yahoo.com.br

O vereador Roberto Tripoli pediu à Covisa e à Secretaria do Verde e do Meio Ambiente providências para reprimir o abandono de animais no extremo sul da cidade de São Paulo, na região da Ilha do Bororé. O parlamentar encaminhou às autoridades ofícios, juntamente com relatos feitos por protetoras independentes e fotos.

Conforme os relatos, pessoas inescrupulosas atravessam pela balsa, com animais nos porta-malas de carros, jogando-os na ilha. Cães e gatos sofrem muito, ficam sem alimentos, são feridos, espancados, além de procriarem livremente e caçarem animais silvestres. As protetoras já retiraram dezenas de animais do local, recuperando-os e encaminhando para adoção, sem qualquer ajuda do Poder Público. Mas, sem atitudes efetivas das autoridades e com o aumento do abandono, a situação está insustentável.

As protetoras recordam que representantes do PROBEM – Programa de Proteção e Bem-Estar Animal estiveram no local, providenciaram algumas castrações e colocaram placas alertando para a proibição do abandono, sem qualquer efeito prático. Antigamente, existia um posto policial na região, o que inibia quem pretendia abandonar cães e gatos, mas o posto foi retirado e a situação agravou-se muito.

O vereador  lembra que “a situação é complicada para os animais, que estão  sofrendo muito, com espancamentos, doenças.  Não podemos tolerar essa situação. Minha lei municipal, a 13.131/01 classifica como maltrato o abandono, e maltrato é crime ambiental. Quem está abandonando, se flagrado pode levar multa administrativa e ainda ser denunciado por crime ambiental”, diz.



Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

JAPÃO

AVANÇO

COMPORTAMENTO

'SAVE RALPH'

ÍNDIA

REVOLTA

AÇÃO SOCIAL


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>