EnglishEspañolPortuguês

Golfinhos de água doce correm perigo de extinção

9 de setembro de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

Há cada vez menos golfinhos de água doce em grandes rios como o Yangtzé, o Ganges, o Mekong, o Indo e o Amazonas. Má notícia para o meio ambiente já que, segundo o WWF, estes animais são um indicador da qualidade das águas.

(Foto: Reprodução/RNW)

A ecologista holandesa Esther Blom, afirma que “os rios são um importante habitat dos golfinhos de água doce, mas os rios e ribeiras são lugares habitados por centenas de milhões de pessoas. A saúde dessas pessoas também está em jogo”.

Golfinhos em todo o mundo

A preocupação de Blom pelas áreas onde habitam golfinhos de rio conduziu uma pesquisa mundial do WWF. A ecologista apresentou os resultados desse trabalho durante a Semana Mundial da Água, em Estocolmo.

“Em geral, as pessoas conhecem os grandes golfinhos que só acompanham aos barcos em mares e oceanos”, diz Esther Blom. “Sabe-se muito menos dos golfinhos menores, que vivem nos rios de água doce, em ocasiões a milhares de quilômetros terra adentro. Durante a pesquisa de campo no Ganges, Índia, nadei com alguns deles”, comenta Blom.

Ameaças

Os golfinhos de rio enfrentam numerosas ameaças, como a pesca intensiva, a contaminação da água com inseticidas químicos utilizados na agricultura e na indústria, que despejam seus lixos nas margens dos rios. Além disso, segundo o informe do WWF, o uso da água na agricultura e na indústria está baixando o nível da água”, segundo o relatório da WWF.

Toninhas e ursos-panda

Desde há alguns anos, pode se encontrar novamente toninhas na Holanda, o que é bom sinal para a qualidade destas águas. Mas não foram as toninhas, mas as focas que se tornaram símbolo das campanhas contra a contaminação da água, por exemplo, no Mar de Wadden. Agora o WWF introduziu o golfinho para julgar a qualidade das águas fluviais. Com esta medida, o Fundo Mundial para a Natureza dá mais um passo nas suas campanhas de proteção em áreas naturais e espécies animais em perigo, ilustradas pela mundialmente conhecida figura do urso-panda.

Fonte: RNW

Você viu?

Ir para o topo