EnglishEspañolPortuguês

Correria e falta de tempo dos tutores causa estresse e depressão nos animais

9 de setembro de 2010
3 min. de leitura
A-
A+

 A arte de cuidar dos animais é  vocação que, para a veterinária  Ana Paula Guerra, apareceu  cedo. Quando ainda era criança,  descobriu sua paixão. “Já pegava bichos abandonados na rua e levava para casa”.

Hoje, os tempos são outros e motivam um alerta da veterinária – cuja profissão é comemorada nesta quinta-feira:  “A correria do dia a dia dos tutores acaba acarretando diversos problemas comportamentais que, no passado, não existiam: animais estressados e carentes, que podem desenvolver doenças como ansiedade e depressão…”

Em contrapartida, há evoluções da medicina veterinária e novas tecnologias. “Temos mais aparelhos para exames, grifes especializadas em produtos de cachorro, remédios especificamente para os animais… São muitas as opções”. A profissional considera que, junto às evoluções, aflorou também a paixão das pessoas pelos animais. “Hoje todo mundo tem um bichinho. Mas tem que cuidar direito.”

A veterinária Ana Paula (Foto: Crisiano Zanardi / Agência Bom Dia)

Mimos

Outra coisa que aumentou também, segundo a profissional, são as exigências dos clientes quanto aos cuidados com os bichos: “O pessoal trata os animais de estimação como filhos, com os mesmos mimos e os carinhos”.

Como toda apaixonada por animais, ela não fica de fora. A gata Rita e as cachorras Moli e Chumbica são as companheiras da veterinária, estando com ela até mesmo no trabalho: “A Rita é nossa companheira aqui na clínica”.

Pelúcia?

O que mais entristece Ana Paula é o desleixo com que algumas pessoas tratam os animais. “A ordem é não maltratar e não abandonar.  Tem gente que acha que animal é bicho de pelúcia. Quando o cachorro ou o gato começam a fazer xixi e cocô, o tutor abandona”.

Ana Paula tem  preocupação com o grande número de animais abandonados em Bauru, principalmente por ser um problema de difícil solução. “Todo mundo tem que tomar partido”.

Fale com a entrevistada
Contato: (14) 3227-6268

A dedicação integral de Carmem

Todos as manhãs,  Carmem Aparecida Rodrigues acorda antes das 6h para alimentar seus cachorros. Todas as tardes, quando chega do trabalho, ela lava o canil, troca a água e brinca com eles. As visitas à veterinária também são constantes. As despesas são grandes, mas ela não se importa. O motivo? “Doze cachorros não é fácil, mas meu amor por eles é incondicional”.

Cada um deles veio de um lugar. Um deles tem uma história bem peculiar. A Carmem e o marido encontraram o vira-lata acidentado e resolveram cuidar dele. “Ele estava tão machucado que nós precisamos levar para Botucatu para uma cirurgia”. Hoje, graças ao cuidado do casal, o animal está recuperado – e, claro, passa bem.

Carmem, assim como a veterinária Ana Paula, considera tudo isso uma paixão.  “Eu só sei que eu amo os animais. Não sei como alguém consegue fazer mal a eles”.

Há mais de cinco anos, escolheu a veterinária para cuidar de suas doze “paixões”. “Ela é uma profissional excelente”, garante a cliente fiel.

Confiante no trabalho da profissional, afirma que não teria como cuidar dos animais sem a cooperação dela: “Ela já me atendeu em feriado, final de semana. Não tem hora certa para surgir uma necessidade.”

Fonte: Rede Bom Dia



Você viu?

Ir para o topo