EnglishEspañolPortuguês

Político português quer reunir 100 mil assinaturas a favor das touradas

7 de setembro de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

Autarca de uma das cidades portuguesas mais ligadas às corridas de touros anuncia a criação de uma associação de municípios, com Espanha e França, para a defesa da tauromaquia

Petição lançada "em nome do progresso com memória", diz Moita Flores. Foto: Alfredo Cunha/Público

Enquanto algumas organizações defensoras dos direitos dos animais, como a ANIMAL, anunciaram a intenção de levar ao Parlamento português uma petição legislativa para a abolição das touradas e reforçar as leis de proteção animal, o presidente da Câmara de Santarém, em Portugal, pretende recolher 100 mil assinaturas em um petição que defende o espetáculo de tortura em que se baseia a tauromaquia.

Em resposta, a presidente da associação ANIMAL, Rita Silva, considera que Moita Flores “está confundindo um gosto pessoal com a vontade dos portugueses” e caracterizou a petição como “uma vergonha”. “O fato de algo ser uma tradição não quer dizer que seja moralmente aceitável, porque os tempos mudam”, justifica. A presidente da associação disse ainda ao jornal Público não ter dúvidas de que a petição vai abrir “uma caixa de Pandora”, suscitando uma quantidade de reações a favor e contra a tauromaquia. No que diz respeito à ANIMAL, Rita Silva assegura que o propósito de Moita Flores “vai ser combatido”.

Com informações do Público

Você viu?

Ir para o topo