EnglishEspañolPortuguês

“Novas atrações” de zoo em Cubatão (SP) não têm autorização do Ibama

5 de setembro de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

Moésio Rebouças
[email protected]

Em 23 de agosto o secretário de Meio Ambiente de Cubatão, José Roberto Baldini, disse ao jornal A Tribuna: “Dentro de um mês e meio, os quatros novos abrigos com jaulas, em fase final de construção, ficam prontos para receber novas atrações: duas jaguatiricas e um cachorro do mato”. Mas, como desconfiávamos, o local não tem licença de transferência e instalação do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), ou seja, não tem autorização.

“Não foi solicitado ao Ibama transferência de jaguatiricas ou cachorro do mato para o zoológico, portanto, não sabemos da onde vem esta informação”, diz o trecho de um e-mail do Ibama Santos que me foi repassado hoje (3 de setembro) por uma pessoa que enviou uma carta-protesto a este instituto ambiental federal reclamando pelo fato do secretário Baldini desejar confinar as jaguatiricas e o cachorro do mato em espaços impróprios no mini-zoológico do Parque Ecológico Cotia-Pará.

Em suma, e sem comentários muito longos, o secretário de Meio Ambiente municipal iria enjaular os animais a revelia das leis ambientais e dos procedimentos normais do Ibama, que autoriza e fiscaliza os zoológicos no Brasil.

Se a fiscalização do Ibama já é frágil, eu fico imaginando o que já se passou “dentro”, nos “bastidores” deste mini-zoológico cubatense ao longos dos anos e que não ficamos sabendo.

Contudo, uma coisa que vem me inculcando ainda é da onde este senhor trouxe ou traria estes animais, qual a procedência deles. Mistério.

Mas a ação vergonhosa deste secretário não me surpreende, já que ele acredita que animais nasceram para servir aos seres humanos, que são sua propriedade, e que, entre outras coisas e por extensão, são e podem ser sentenciados a vidas tediosas e degradantes em zoológicos.

E que as entidades de proteção e defesa animal sérias na Baixada Santista fiquem alertas e de olho no diretor da secretaria de Meio Ambiente de Cubatão, Rolando Roebellen, que tem planos de construir no município um zoológico com animais só da Mata Atlântica.

Não vai demorar muito vamos ver e ler as autoridades “ambientais” dando dicas de como capturar e confinar animais em cativeiros. Afinal, como diz o dito popular, “tem coisas que só acontecem em Cubatão”.

Nota da Redação: Zoológico não é habitat de animal algum, eles não devem ser colocados lá como atração, expostos como objetos. Sem ou com fiscalização e licença do Ibama, a instalação de animais em jaulas de zoológicos deveria ser proíbida.

Você viu?

Ir para o topo