EnglishEspañolPortuguês

Peixes aparecem mortos na barragem da Taleigueira, em Portugal

3 de setembro de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

Estão sendo feitas análises da água da barragem da Taleigueira, junto à saída sul da cidade de Castelo Branco, em Portugal, para apurar a causa da morte de alguns peixes. A barragem pertence a uma entidade privada, mas está concessionada para atividades de pesca.

Foto: Reprodução/TVi 24

De acordo com o comandante do Serviço de Proteção da Natureza e Ambiente (SEPNA), de Castelo Branco, capitão João Brito, o problema com os peixes “é uma situação que se repete há anos e que se encontra a ser averiguada”. Sobre uma possível transferência dos peixes para outro local, o comandante do SEPNA explica à Lusa que a GNR não tem capacidade para intervir nessas questões.

De acordo com Samuel Infante, da associação ambientalista Quercus de Castelo Branco, o local já tem um grande histórico de mortandade de peixes, com causas identificadas e até punidas. “A Quercus não pode fazer muito mais do que alertar e denunciar”, refere.

De acordo com a Quercus, a barragem tem pouca água e um manto verde por cima, que pode ser decorrente de “cianobactérias” ou de um tipo de algas que provocam falta de oxigênio nas águas. “Estes são fenômenos naturais, pelo que, relativamente à qualidade da água, temos que esperar pelas análises”, conclui.

Fonte: TVi 24

Você viu?

Ir para o topo