EnglishEspañolPortuguês

Chimpanzés estão aprendendo a driblar caçadores humanos

3 de setembro de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

Chimpanzés africanos estão aprendendo a evitar as armadilhas colocadas por humanos em busca de caça. A descoberta foi feita por dois pesquisadores da Universidade de Kyoto, no Japão, e foi publicada no periódico japonês Primates.

(Frans Lanting/Corbis)

Muitos animais se machucam ou morrem quando disparam armadilhas colocadas por humanos, mas alguns chimpanzés de Nova Guiné estão ficando mais espertos. Para a surpresa dos estudiosos, os símios procuram e desativam as armadilhas, disparando-as sem se machucar. A descoberta foi feita por acaso pelos primatólogos japoneses Gaku Ohashi e Tetsuro Matsuzawa, que estavam seguindo uma comunidade de chimpanzés em Bossou, Nova Guiné, para estudar o comportamento social dos primatas.

Inúmeros casos de símios presos em armadilhas são relatados por toda África ocidental, com muitos animais morrendo no processo. Contudo, poucos casos são registrados entre os chimpanzés de Bossou. O caso chamou a atenção dos especialistas porque os símios vivem próximos a estabelecimentos humanos, onde muitas armadilhas são instaladas. Enquanto observavam os chimpanzés, Ohashi e Matsuzawa acompanharam cinco primatas machos, jovens e adultos, tentando desarmar as armadilhas. Os cientistas testemunharam duas ocasiões e os primatas obtiveram sucesso em ambas.

Uma típica armadilha encontrada na região de Bossou é feita de um cabo de aço na forma de um círculo ligado a uma vara arqueada por meio de um cipó. A vara tensiona o cipó e quando o animal passa pelo círculo de aço a armadilha dispara. A tensão na corda faz com que o cabo se aperte em volta do pescoço ou perna do animal. Essas armadilhas causam lesões graves nos bichos aprisionados. Mas os chimpanzés de Bossou descobriram como enganar os caçadores desativando as armadilhas. Ohashi disse à rede britânica BBC que os animais pareciam saber quais partes da armadilha são perigosas e quais são seguras.

Para desativar a armadilha, os primatas sacudiam a vara com as mãos até quebrar o dispositivo. Em outros casos, os chimpanzés davam um leve toque no rebento que segurava a armadilha fazendo com que ela se desativasse. Em ambos os casos, eles não foram observados encostando no cabo de aço, a parte mais perigosa da armadilha.

Aprendizado

Os pesquisadores acreditam que os primatas podem ter aprendido como as armadilhas funcionam por meio de observação, e essa informação foi passada pelas gerações de chimpanzés. Em uma das situações registradas pelos especialistas, um jovem primata observava um adulto desativando uma armadilha. Depois disso, o jovem se aproximou do dispositivo para manuseá-lo com segurança.

Apesar de toda a astúcia dos chimpanzés de Bossou, os especialistas disseram que chimpanzés de outras regiões ainda não aprenderam a superar os caçadores dessa forma.

Fonte: Veja

Você viu?

Ir para o topo