EnglishEspañolPortuguês

Prova do laço em Laranjal Paulista (SP): crueldade e maus-tratos aos animais

1 de setembro de 2010
3 min. de leitura
A-
A+

Luciano Buzatto
[email protected]

A empresa AÇOVIA, cujo slogan é “Pensando Ecologia”, está promovendo a crueldade e os maus-tratos aos animais, pois está patrocinando a 5a. Prova do Laço em Dupla, marcada para os dias 24, 25 e 26 de setembro, no Rancho dos Amigos, em Laranjal Paulista (SP). Uma prova na qual animais absolutamente pacíficos e indefesos são perseguidos e laçados com brutalidade bestial. Veja em: http://ranchodaleitoa.blogspot.com/2010/07/5-prova-de-laco-em-dupla-rancho-do.html.

De acordo com o Instituto Nina Rosa, em 2006 os organizadores do rodeio de Barretos foram proibidos pela Justiça de realizar esta mesma prova do laço em dupla, por conta de ação movida pelo Ministério Público paulista: http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u121143.shtml.

“Na prova de ‘Team Roping’ (Laço em Dupla), um dos peões laça a cabeça de um garrote, enquanto o outro laça-lhe a perna traseira; em seguida, os peões o esticam entre si, resultando em sérios danos à coluna vertebral e em lesões orgânicas.” (Fonte: UIPA/SP)

PROTESTE! Escreva para a Prefeitura, manifestando repúdio a este “evento” e solicitando seu cancelamento, com cópia para a Câmara Municipal, para a empresa que apoia esta crueldade e para o jornal local.

PARA: Prefeitura Municipal, Secretaria do Meio Ambiente, Secretaria de Educação e Açovia: [email protected] [email protected] [email protected] [email protected]

C.C.: Câmara Municipal e Jornal Informativo (do município de Conchas, distribuído em Laranjal Paulista): [email protected] [email protected] [email protected] [email protected] [email protected] [email protected] [email protected] [email protected] [email protected] [email protected]

Se desejar, use como modelo a mensagem escrita e enviada pelo Instituto Nina Rosa e também enviada por nós:

Assunto: Prova do Laço em Dupla

Exmo. Sr. Prefeito de Laranjal Paulista, Sr. Heitor Camarin Júnior, Exmos. Vereadores e srs. dirigentes da Açovia

Solicitamos que impeçam a realização desta repugnante “Prova do Laço em Dupla”, prevista para ocorrer de 24 a 26 de setembro próximo, no Rancho dos Amigos. E solicitamos aos dirigentes da Açovia que retirem o patrocínio deste evento.

Na prova do laço em dupla (Team Roping) um dos peões laça a cabeça de um garrote, enquanto o outro laça-lhe a perna traseira; em seguida, os peões o esticam entre si, resultando em sérios danos à coluna vertebral e em lesões orgânicas.

 Em 2006 os organizadores do rodeio de Barretos foram proibidos pela Justiça de realizar esta mesma prova, por conta de ação movida pelo Ministério Público paulista: http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u121143.shtml.

Lembramos que os rodeios já são proibidos no estado do Rio de Janeiro e em diversos municípios nos estados da Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Minas Gerais e São Paulo também (entre eles Campinas, Jundiaí, Itupeva, São José dos Campos, Sorocaba, Taubaté, Santo André, Santos, Ubatuba e São Bernardo do Campo). E a proibição da atividade está em tramitação nos estados do Ceará e Santa Catarina. (Fonte: http://ambientese.blogspot.com/2010/08/rodeios.html)

Surpreendente que uma empresa que tenha o lema “Pensando Ecologia” dê seu apoio à realização de uma prova de rodeio, em especial a esta, particularmente cruel com os animais. Apoiar esta violência não é coerente com quem está “pensando ecologia”, tão pouco com quem valoriza a ética, a compaixão. Não permitam que a administração municipal e a cidade sejam maculadas por práticas violentas como esta. Sejam exemplos para sociedade, não permitindo a realização desta prova!

Você viu?

Ir para o topo