EnglishEspañolPortuguês

Dois homens são presos com pássaros da fauna silvestre em MG

1 de setembro de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

Dois homens foram presos acusados de apreender pássaros da fauna silvestre da região da Zona da Mata (MG) e vender numa feira no Rio de Janeiro. A operação foi desencadeada a partir de denúncias durante a manhã deste sábado, 28, na região do córrego Jacutinga, zona rural de Alto Jequitibá.

A denúncia era de que Ozenir Lopes, 51, e Waltair Lopes, 45, praticam tráfico de pássaros da fauna silvestre e costumeiramente viajam para o estado do Rio de Janeiro. Numa feira, eles vendem e trocam os pássaros por maquitas, furadeiras, máquinas roçadeiras, armas de fogo, munições e outros materiais.

Na casa de Waltair, os policiais encontraram um catatau em cativeiro numa gaiola, sem autorização do Ibama, um alçapão, uma armadilha de rede e um transportador. Já com Ozenir, havia num quartinho do terraço da casa: três trinca-ferros e um catatau, sem autorizações, duas armadilhas; quatro alçapões e três transportadores.

Na casa dele também foram localizadas uma maquita circular, uma plaina elétrica, um motor de indução, uma bomba d’água, um motor de roçadeira, uma roçadeira completa, uma motosserra e um embornal de com recipientes com chumbo granulado, pólvora, esferas e espoletas e dez munições vazias. No guarda-roupas os policiais ainda acharam 25 balas intactas calibre 38. Dois catataus e um trinca-ferro também foram encontrados com anilhas adulteradas.

Os dois foram presos por crime ambiental e conduzidos juntamente com todos os materiais apreendidos para a delegacia de Manhumirim. Os pássaros sem anilhas foram submetidos a exame de sanidade física e reintegrados ao seu habitat natural.

Fonte: Portal Caparaó

Você viu?

Ir para o topo