EnglishEspañolPortuguês

Derramamento de óleo causa mortandade de peixes no Arroio Castelhano (RS)

1 de setembro de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente, de Venâncio Aires, no RS, monitora a situação do Arroio Castelhano, principal fonte de abastecimento de água no município, pois, desde o início de agosto, foi constatado um vazamento de óleo no local e adota providências para estancar o problema e punir possíveis responsáveis. Nessa semana, uma denúncia de mortandade de peixes foi constatada em Linha Coronel Brito e confirmou a gravidade da ocorrência.

Foto: Divulgação

“O primeiro indício foi o cheiro forte de óleo que estava na cidade. Foi feito um levantamento de possíveis focos desse vazamento, e em seguida, chamamos a emergência da FEPAM, que atendeu imediatamente o chamado. Após um levantamento técnico no arroio, encontramos um possível local de vazamento e um dos responsáveis pelo derrame de óleo foi autuado”, esclarece o secretário municipal do Meio Ambiente, Fernando Heissler.

Ele explica ainda que, apesar da autuação da FEPAM, o Município também abriu processo administrativo de crime ambiental e aguarda a manifestação dos culpados. Além da mortandade de peixes, a poluição do arroio pode acarretar na redução da qualidade da água para consumo.

Para a bióloga do município que acompanha as investigações, Gabriela Graef, “É triste nos dias de hoje ainda termos que nos deparar com tal atrocidade. Percebemos que as pessoas não estão se dando conta da importância que tem o meio ambiente para o futuro do planeta. Neste caso, temos que lembrar que a água é um bem insubstituível e não renovável”, finaliza.

Fonte: Gaz

Você viu?

Ir para o topo