EnglishEspañolPortuguês

Canil Municipal de Cabo Frio lança campanha de adoção e conscientização

1 de setembro de 2010
3 min. de leitura
A-
A+

“Faça uma boa ação: adote um cão” é o slogan da campanha do Canil Municipal de Cabo Frio

Inaugurado em setembro de 2006, o Canil Municipal, localizado na Fazenda Campos Novos, onde também funciona a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento de Cabo Frio, hospeda, hoje, 48 animais, sendo dez filhotes. A equipe, sob o comando do secretário e médico sanitarista Carlos Roberto Nogueira, conta com a dedicação dos veterinários Clarisse Matuck e Thiago Ribeiro de Souza, além dos funcionários José Carlos Sobral de Souza e Marcílio Eduardo dos Santos.

Dentro de um dos projetos para aperfeiçoar as atividades do canil, os funcionários fizeram o curso FOCA – Formação de Oficial em  Controle Animal, na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia, sob o patrocínio de uma ONG.  O enfoque básico é o acolhimento de animais abandonados nas ruas.  Após a triagem com a vizinhança – quando é verificado se o animal “tem tutor?”, “por que está na rua?”, “está doente?” – e até mesmo em busca de identificar maus-tratos, que ocorrem em muitas ocasiões, de acordo com o veterinário Thiago de Souza, o animal é então acolhido.

O canil possui, atualmente, o Centro de Triagem e Controle de Zoonoses, que são doenças transmitidas dos animais para os humanos e vice-versa, como por exemplo: leptospirose, giárdia, micoses, larva migrans etc. Após  tratamento clínico amplo, os animais são esterilizados (orquiectomia e ováario-histerectomia) e só assim estão aptos a serem adotados. Além disso, os futuros tutores do animal recebem toda a orientação veterinária que se fizer necessária. É importante destacar que os animais criados pelas comunidades carentes recebem esterilização grátis e, para a realização de cirurgia, basta que o responsável  faça o cadastramento no canil.

O Dr. Thiago de Souza destaca o esforço da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil, 20ª. Subseção de Cabo Frio, através da sua Comissão de Proteção aos Animais, que vem divulgando, exaustivamente, que “Maltratar Animais é Crime” – qualquer animal, de acordo com a Lei de Crimes Ambientais 9605/98, artigo 32, que prevê detenção de três meses a um ano e multa, pena aumentada de 1/6 se ocorrer a morte do animal; e disponibiliza seu telefone para denúncia: (22) 2643-0026, esclarecendo que quem denunciar não será o autor do processo judicial que por ventura for aberto, pois “todos os animais são tutelados pelo Estado”.

“Além dessa atitude de cunho legal, a OAB é uma parceira que ajuda a  melhorar, ainda mais, as condições do canil, como a futura construção de uma área para o lazer dos animais lá hospedados, dando exemplo para o aparecimento de outros doadores”, afirmou ele.

Comemorando o próximo dia 9 de setembro, Dia do Veterinário, e ainda dentro da filosofia abraçada pela equipe do Canil da Fazenda Campos Novos, Thiago de Souza informou que está sendo feito um trabalho de conscientização junto às escolas, com o objetivo fundamental de ensinar as nossas crianças a amar e respeitar os animais.  “Adotar é um ato de amor”, completou ele.

Mais informações podem ser obtidas na Fazenda Campos Novos, localizada à Rodovia Amaral Peixoto, km 123 ou pelo número (22) 2625-6162.

Fonte: Nova Saquarema

Você viu?

Ir para o topo