EnglishEspañolPortuguês

Caça aos lobos cinzas pode ser autorizada nos EUA

13 de agosto de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

Por Danielle Bohnen (da Redação)

Funcionários de Idaho disseram, na última sexta-feira, que vão lutar pela aprovação fiscal que permita matar centenas de lobos no estado, apesar de uma emenda aprovada no tribunal a favor da proteção dos animais da Ata de Espécies em Perigo de Extinção.

De acordo com o jornal Informador, em uma conferência por telefone com jornalistas, funcionários de “Juego y Pesca” de Idaho, disseram que estão decididos a levar a cabo o plano que busca reduzir a população de lobos do Estado em mais de 40%, que visa reduzir de 845 indivíduos para cerca de 500.

Uma alcateia, em particular, que tem cerca de 100 animais no norte de Idaho, seria reduzida em 80%. Montana, o segundo Estado onde o lobo cinza voltou a ser uma espécie considerada em risco de extinção, possivelmente, faça o mesmo que Idaho e peça permissão para reduzir a população por meio da caça “legal” com licença ou equipes governamentais de caçadores.

Foto: Informador/ Reprodução

A caça de espécies incluídas na lista de proteção federal da Ata de Espécies em Perigo de Extinção é proibida. Mas ambos os Estados podem buscar permissões especiais por meio de estatuto que permita caça predatória e sacrifícios limitados para reduzir as alcateias.

Os poderosos interesses dos rancheiros dos dois Estados foram contra o reingresso dos lobos na região há 15 anos e continuam resistindo à proteção federal dos animais, por alegarem a ameaça ao gado. Os caçadores “esportistas”, sem o menor escrúpulo, queixam-se que os lobos matam os animais grandes, como os alces, que são seus alvos.

“Nossa preocupação é sobre o gado e as manadas de alces”, disse o vice-diretor do Departamento de Pesca e Jogos de Idaho, Jim Unsworth, tentando justificar.

Um juiz federal em Missoula, Montana, foi criticado, na última quinta-feira, pelos grupos conservadores ao ordenar que a população total de lobos cinzas do norte das Rochosas é considerada em perigo de extinção. Essa decisão reverteu uma decisão de 2009 do Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos EUA, que tirou a proteção federal dos lobos em Idaho e Montana, mas a menteve vigente em Wyoming.

Na última contagem, em dezembro do ano passado, a população de lobos cinzas do norte das Rochosas, incluindo o Parque Nacional Yellowstone e a região em torno, estava estimada em 1.700 animais. Ecologistas afirmam que a população de lobos da região deve chegar de 2 a 3 mil indivíduos, para que seja considerada viável segundo os critérios internacionais.

Com informações de Informador

Você viu?

Ir para o topo