EnglishEspañolPortuguês

Baleias cinzentas pedem agrado a turistas, no México

9 de agosto de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

Elas já foram chamadas de “peixe maligno” pela forma como atacam baleeiros, mas essas imensas baleias cinzentas são consideradas as mais amigáveis do mundo, por colocarem as cabeças perto de lanchas de turistas e pedirem agrado.

As imagens mostram essa adulta de 14 metros toda contente quando suas costas e língua são coçadas.

As baleias também encorajam seus bebês a se aproximarem dos barcos, e se seu pedido de agrado passa despercebido, elas vão em busca de outro barco.

Os poderosos mamíferos até entram debaixo dos barcos e erguem-nos da água, divertindo os turistas.

Os moradores que conduzem os barcos em San Ignacio, México, estão tão acostumados às baleias que agora se referem a elas como “parceiras”.

O zoólogo e apresentador da TV Mark Carwardine, 51, fotografou as baleias durante uma viagem ao país. “Setenta anos atrás, essas baleias foram cruelmente caçadas e lutaram à altura”, ele disse. “Elas quebravam barcos com as caudas e se jogavam neles, então ficaram conhecidas como ‘peixes malignos’.”

Desde o final da década de 1930, a espécie é protegida e cresceu de apenas 100 indivíduos- o que quase as extinguiu- para 26 mil.

“Elas sabem que as pessoas daqui não são mais uma ameaça e se tornaram as baleias mais amigáveis do mundo. Elas se aproximam dos barcos e colocam o nariz na borda, para serem afagadas. Elas também encorajam os bebês a fazerem o mesmo. É como um cachorrinho pondo a cabeça no seu colo. Eu jamais encorajaria as pessoas a fazerem contato com animais selvagens, mas elas pedem para serem tocadas- elas realmente gostam disso.”

Carwardine viaja pela região há vinte anos. “As pessoas se emocionam com a experiência.”

As baleias chegam na região no final de dezembro e ficam até maio, quando voltam para o Ártico em busca de comida.

Elas fazem a migração de 12500 milhas diariamente.

Os filhotes são deixados no Ártico para se alimentarem e aprendem sozinhos o caminho de volta.


Fonte: Daily Mail

Você viu?

Ir para o topo