EnglishEspañolPortuguês

Baleia encalhada no Litoral Norte do RS pode estar doente

22 de agosto de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

A baleia encalhada desde sábado (21), no Litoral Norte do Rio Grande do Sul, foi observada na tarde deste domingo (22) por um biólogo do Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos (CECLIMAR). Encaminhado até o local por uma viatura do 1ª Batalhão Ambiental da Brigada Militar, o biólogo Maurício Tavares fez uma pré-análise das condições do animal, que pode ter se aproximado da costa por estar doente.

“Aparentemente, se trataria de uma baleia jubarte, uma espécie que no Rio Grande do Sul não costuma se aproximar da costa. Provavelmente, o animal deve estar doente e talvez por isso tenha encalhado no banco de areia, porque está debilitado”, constatou o biólogo, coordenador do Centro de Reabilitação de Animais Silvestres e Marinhos e pesquisador do Grupo de Estudos de Mamíferos Aquáticos do Rio Grande do Sul (GEMARS).

Tavares afirmou que uma tentativa de rebocar a baleia prejudicaria o estado do animal, que já se mostra muito debilitado.

“Vamos esperar até amanhã para ver se, com a alta da maré, ela consegue se desprender sozinha. Se ela permanecer no local, vamos reavaliar a situação para decidir quais medidas tomar”, disse.

O biólogo fez um alerta, pedindo que curiosos  evitem as tentativas de deslocar a baleia, pois essa agitação causaria mais estresse e as cordas poderiam machucar o animal.

Fonte: Zero Hora

Você viu?

Ir para o topo