EnglishEspañolPortuguês

Ativistas lançam campanha contra a matança de gatos para o consumo humano, na China

11 de agosto de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

Por Giovanna Chinellato  (da Redação)

Em conjunto com organizações de proteção animal de Pequim, Xangai e Guangzhou, a Green Beagle (grupo pelo bem-estar animal na China) sediou um evento revelando a obscuridade do comércio de carne de gatos, e discutiu a possibilidade de banir seu consumo com base em leis existentes, conforme matéria do site Nature Watch.

Todo dia antes do amanhecer em Huntong, perto do restaurante Jiangsu em Xangai, motocicletas começam a encher as ruas, normalmente com bolsas lotadas em suas garupas. Apenas os protetores de animais que frequentam o lugar sabem reconhecer que as bolsas contêm gatos vivos na rota para a morte, e para os pratos de restaurantes.

Gatos vivem momentos de pavor antes de serem mortos para o consumo (Foto: Yangzi Evening News)

Quando vendidas a restaurantes, as bolsas são jogadas no chão sem nenhuma preocupação com o bem-estar dos gatos. Negócio fechado, as bolsas são abertas para expor gaiolas cobertas de sangue lotadas de gatos apavorados. As gaiolas são colocadas em caminhões e transportadas para a província de Guangdong.

Esse comércio tem sido assim há vinte anos. Gatos abandonados ou de família são pegos das grandes cidades chinesas, assim como Xangai, Nanjing, Tianjin e Wuhan. Eles são distribuídos a restaurantes para serem vendidos como comida, predominantemente em Guangzhou, em que a carne de gato é mais popular e a demanda é alta.

Entretanto, Guangzou não é o único distrito a vender carne felina. Num grande mercado de fazendeiros em Xangai, carne de gato é vendida como sendo de coelho, ou cordeiro para os kebabs. Se a churrascaria ou barraca de espetinhos misturar carne de gato com urina de ovelha, pimenta e especiarias, o gosto fica totalmente diferente. Rumores dizem que até grandes marcas de salchicha contêm carne felina.

A tragédia é não existirem leis de proteção a animais na China para zelar por esses bichanos, então os protetores de gatos precisam contar com a ilegalidade para ajudar esses animais. Os comerciantes de gato não se dão bem apenas maltratando-os, se um gato roubado é resgatado e devolvido à família, os comerciantes não podem ser julgados pela lei se o gato não tiver registro oficial, o que é bem raro.

Felizmente, os resgatadores de gatos de Suzhou e Xangai são capazes de tirar vantagem disso, e lançaram uma grande campanha, cobrindo as áreas de Xangai, Suzhiu e Wuxi. Sem uma lei de proteção animal, e com o impasse de não poder julgar comerciantes de gatos, eles estão processando pela falsificação de “documento oficial ou certificado”, e a sentença é de três a dez anos de prisão.

Você viu?

Ir para o topo